Forum da Região de Barroso

<< Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  

Sim ou não à matança do porco?

November 21 2002 at 1:02 PM
Sem pontuação para esta mensagem
Antonho  (no login)

Por um lado a matança do porco faz parte da tradição barrosã e é um tempo de abundância; por outro lado, as leis vigentes e comunitárias impedem essa prática, qualificada de "ilegal, clandestina e bárbara". A quem obedecer?

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
AuthorReply
Barrosão
(no login)

Re: Sim ou não à matança do porco?

Pontuação 5.0 (1 pessoa)
November 21 2002, 2:17 PM 

É obvio que a tradição se irá manter e não vai ser nenhum engravatado da cidade que vai acabar com este ritual.

"ilegal, clandestina e bárbara". Gostava de comentar...

ILEGAL !? - se em casa um agricultor mata um coelho, uma galinha um cabrito, porque não pode matar um porco ?

CLANDESTINA !? - A matança do porco continia a fazer-se em plena rua como manda a regra, se os donos dos bichos achassem que estavam a fazer algo de clandestino fariam-no às escondidas.

BARBARA !? - Será que se os animais nos matadouros são anestesiados antes de serem mortos para não sentirem dor???..., por acaso esses senhoras sabem por exemplo como são mortos os coelhos que eles comem? ... qual é a diferença?

Já agoram que acabem também com o presunto barrosão e com o respectivo fumeiro !!!! e que passemos todos a comer salsichas em lata !

Barrosão

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
Zé do Outeiro
(no login)

Matança (ILEGAL?)

Pontuação 1.0 (1 pessoa)
November 22 2002, 12:31 AM 

Cá por mim, parece-me que a pergunta (a quem obedecer?) é perfeitamente descabida. Então vivemos num país demovrárico (regido por leis e regulamentos que são para aplicação global, ou seja, A TODOS) ou numa república das bananas, onde cada um faz o que lhe dá na real gana? - então isto agora é baldio? - as leis só são para cumprir quando nos dá jeito, fazendo delas letra morta quando nos estorvam ou colidem com os nossos interesses privados ou sectoriais? - ENTÃO, QUEM MANDA NESTE PAÍS? - se a lei "ilegaliza" a matança do porco, é porque há razões (por exemplo de saúde pública) que a isso obrigam, não é porque um senhor acordou mal disposto e decidiu embirrar com os produtores de fumeiro (caseiro?) que há POR ESTE PAÍS FORA, não só em Montalegre.

É ESTE O MEU "PARECER", mas posso dizer mais, se vos parecer oportuno (ou a mim me apetecer)

Z.O.

(Login srafa)

Re: Matança (ILEGAL?)

Pontuação 5.0 (1 pessoa)
November 29 2002, 1:18 AM 

Por favor deixem em Montalegre saborear,os pequenos prazeres que a natureza nos proporciona,segundo a sua opinião temos mesmo de comer Chouriças da Nobre ou da Moutados,onde os bichos não são mortos,devem ser inventados.Quanto á lei espero que não se lembrem de nós apenas nestas situações.SIM á TRADIÇÂO.

J.X.
(no login)

Re: Sim ou não à matança do porco?

November 22 2002, 6:49 AM 

É sem duvida uma questão muito delicada.
Como diz o J. Cruijf: "em todas as vantagens existem desvantagens".
E essa será a grande questão. Será que as vantagens poderam superar as desvantagens ou vice-versa?
Eu pessoalmente colaborei em algumas matanças (do tio João). Nas sociedades modernas e sem duvida um "crime".
O desenvolvimento não tem sido só no betão, asfalto ou informática. No campo da "violência" também se tem desenvolvido. Quero dizer com isto, que, eu pensava duas vezes se deixaria assistir o meu filho (7 anos) a uma matança do porco.
Por outro lado lá vem a história da tradição que já vem de séculos, etc.etc.etc......
Perfiro ficar por aqui!!!!!!!!!

Afonso
(no login)

Re: Re: Sim ou não à matança do porco?

November 22 2002, 10:11 AM 

Vivemos num país democrático e se achamos que alguma coisa não está bem, ninguém nos bate por discordarmos.
As leis são para cumprir, obvio , mas também podem ser alteradas, desde que haja pressão para isso.

Em Barrancos se fossem todos "toinos" não teria pervalecido a tradição daquela gente, que por acaso a maioria dos portugueses até é contra (eu inclusivé), mas só lá vai ver quem quer. Já quanto a matança do porco sou a favor.

Barrosão

Current Topic - Sim ou não à matança do porco?
  << Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  
Create your own forum at Network54
 Copyright © 1999-2009 Network54. All rights reserved.   Terms of Use   Privacy Statement