Forum da Região de Barroso

<< Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  

Eco Museu?

April 8 2003 at 12:39 AM
Sem pontuação para esta mensagem
Pedro Silva  (no login)

-
"A valorização do património humano e paisagístico e o aproveitamento económico das actividades culturais tem agora uma mais-valia: o Eco Museu do Barroso.
Trata-se de um museu vivo, aberto 24 horas por dia e que está disperso por todo o concelho. Os objectivos passam, pois, pela conservação dos saberes antigos, como os contos, as lendas e o saber fazer tradicional, bem como a preservação da Natureza."
(excerto retirado das Notícias deste site)

A notícia, que acabo de ler e da qual trancrevi este excerto, não me esclareceu acerca do real funcionamento desta "organização"... Será possível abordarmos um pouco o assunto...

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
AuthorReply
Antonho
(no login)

Pois é, surgiu o Eco Museu...

April 8 2003, 11:02 AM 

Pois é, Pedro, surgiu o Eco Museu e os incêndios também. Neste fim-de-semana só da minha casa avistavam-se vários incêndios, o maior dos quais na zona do Parque. Assim não há Eco Museu que resista. Em Barroso há montes que ardem, em média, de 5 em 5 anos.

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
Pedro Silva
(no login)

Eco Museu?

April 8 2003, 4:52 PM 

Que o Eco Museu está muito relacionado com o património natural, eu já tinha percebido... Que os incêndios são um dos grandes problemas que afectam a nossa região, também sei. Mas o que eu gostava de perceber melhor é o funcionamento do Eco Museu... Como vai funcionar... De que forma... Não me parece que estejamos a falar de uma nova Associação de Bombeiros.

Castelo
(no login)

Tacho

April 8 2003, 11:49 PM 

Até ver obra , penso que é mesmo mais um job for the boys,para mais meia dúzia de pseudo e recém ambientalistas, e a prova disso é que o eco museu não está criado e o "taxo" já está entregue.
E já agora era bem melhor, a meu ver, que fosse mais uma associação de bombeiros, que isso é que faz realmente falta para combater esses incêndios que começam agora a aparecer,pois esta é mesmo a melhor maneira de preservar o eco e fazer dele um verdadeiro museu.

(no login)

O verdadeiro Ecomuseu do Barroso

May 20 2003, 4:21 PM 

As melhores saudações.
Fico contente pela curiosidade que este projecto começa a causar. Este é um projecto museológico com todas as suas funções, é um projecto de preservação da "Identidade de um Povo" que me parece que devia motivar e abranger todos os que gostam desta terra.
Estamos disponíveis para criar parcerias e assumir desafios a favor de Barroso.
Esta ideia que alguns trabalham será aquilo que a população do concelho quiser.
Para os mais distraídos há novidades das acções do Ecomuseu.
Não se esqueçam que a ignorância não dá direito de se dizer o que nos apetece... Aceitamos quem faça melhor e já tenha dado provas disso.
Sempre ao Vosso dispôr...

Pedro Silva
(no login)

Re: Eco Museu?

April 9 2003, 9:56 AM 

Pelo pouco que me foi sendo dado a conhecer, este "projecto" parece ter contornos muito interessantes... As minhas dúvidas prendem-se com a sua aplicabilidade, com a sua funcionalidade, com a dinamização... A verdade é que, sem conhecer um pouco mais não posso pronunciar-me criticamente. A ideia, pelo pouco que conheço, como já disse, parece-me muito interessante...
Se se trata apenas de um projecto de papel, se é ou não um "job"... Não faço a mínima ideia, desconheço... Mas gostaria que falássemos mais sobre o assunto. Quem me conhece, sabe que estou fora de Montalegre e, apesar das visitas regulares que vou fazendo, estou um pouco distante do seu quotidiano.

Continuemos com o diálogo.
Um abraço, ao Castelo e ao Antonho, que entraram já na conversa do Eco Museu...

Artur
(no login)

ECOMUSEU DO BARROSO

April 9 2003, 10:31 AM 

Pelo que me tem sido possível verificar, em conversas "tidas e ouvidas", aqui e ali, o Ecomuseu do Barroso é um projecto suficientemente abrangente que, a meu ver, tanto poderá evoluir no bom sentido, se for devidamente apoiado e entendido, como ser um "aborto" se não houver o cuidado de o dotar com as infra estruturas de que necessita para funcionar.
Aliás, no presente momento, penso mesmo que o maior senão deste projecto é a sua não divulgação, é não se "fazer barulho à sua volta", para que deixe de haver dúvidas quanto ao seus objectivos.
O que se pretende é, quanto a mim, mais do que um "job". Não me parece importante quem está à frente do projecto, desde que a pessoa seja empenhada, trabalhadora e competente, e que esteja rodeada de uma equipa de trabalho capaz.
Parece-me também que o "condutor desta máquina" deverá ser um barrosão, ecologista ou não (pois a coisa tem que ver com muito mais do que ecologia, embora também ela seja um factor importante), pois ninguém é mais interessado pelo concelho do que um seu filho, não lhes parece?
Por último, sempre deixo aqui a indicação de que a sede do Ecomuseu está situada no Centro Comercial José Maria Gomes e não fica mal a ninguém procurar informar-se. Eu já lá fui, conversei com as pessoas e verifiquei que estão a trabalhar. Ah, e precisam de ajuda, pois o assunto, afinal diz respeito a todos nós, podendo mesmo (e devendo) cada um de nós e as associações intervir directamente.

Um abraço barrosão

Artur

Antonho
(no login)

Museu a saque

April 9 2003, 2:11 PM 

Meus amigos, o museu de que falamos está a saque:
- são os incêndios continuados,
- são as aldeias descaracterizadas pelas aberrações arquitectónicas que se fizeram e continuam dia-a-dia,
- são as construções ilegais e aberrantes que hoje estão em curso,
- aldeias semi-destruídas (há aldeias com 40% das casas em ruínas), sem saneamento, sem ruas, sujas...
- rios poluídos,
- monumentos, fontes e alminhas mutilados, etc...
É pena que as bonitas aldeias de granito se situem hoje nas Beiras e nenhuma em Barroso.

Pedro Silva
(no login)

Eco Museu?

April 9 2003, 9:18 PM 

Se, ao falarmos de Eco Museu, nos referimos à preservação dos elementos mencionados pelo Antonho, então, esta organização parece querer assumir o papel de instituições que perdem as suas atribuições e as delegam. Porque não são competentes para as cumprir? É isto o Eco Museu? Uma corporação de bombeiros e de vigias, com atribuições de Junta de Freguesia e de Câmara Municipal? Se é disto que estamos a falar, chamemos-lhe Pelouro de Preservação...

A verdade é que eu não sei com quem estou a comunicar. Não sei se se trata de alguém ligado ao Eco Museu ou não, se é alguém com conhecimento de causa ou se apenas apresenta, à semelhança do que eu faço, a sua limitada visão do assunto...
De qualquer forma, se é isto o Eco Museu... Está bem! Seja!

Artur
(no login)

Ecomuseu

April 10 2003, 12:48 AM 

Não, como disse no início, SÓ OUVI FALAR, perguntei, contactei, não estou ligado ao Ecomuseu.
As informações devem colher-se nos sítios certos, não alinho com o Antonho, dizendo QUE NÃO, antes de ser informado.
Não é por não saber o que se passa, que o que se passa está mal. Está mal, porque está, e não porque eu não sei que está bem, fui claro?
De qualquer modo, sempre acrescento que A FUNÇÃO DO ECOMUSEU NÃO É, NEM PODE SER ESSA. O 112 é noutro departamento.

O abraço de sempre
Artur

Pedro Silva
(no login)

Re: Ecomuseu

April 10 2003, 12:47 PM 

Artur,
Pelo que pude ler nas tuas participações no Forum a este respeito, verifico que conheces relativamente bem o projecto. Concordo contigo quando dizes que as informações devem ser procuradas no sítio certo. Mas a verdade é que, estando longe e encontrando-me em Montalegre apenas durante alguns fins-de-semana, torna-se-me impossível procurar estas informações, uma vez que, suponho, a "sede" do Eco Museu deverá estar encerrada.

Um abraço.
Pedro

Antonho
(no login)

Museu a saque (contin.)

April 11 2003, 5:54 PM 

Meus amigos, assim não não Eco Museu que resista:

- são cortes indiscriminados de carvalhais;
- são madeireiros assassinos;
- são lixeiras em qualquer sítio;
- são os telhados das casas de cor amarela, cinzenta e preta;
- são as casas de emigrantes (de tipo "maison");
- são as vacarias dentro da aldeia;
- são as vacarias recentemente abandonadas;
- são as estufas abandonadas (acabou o subsídio, o dono abandonou o investimento e, agora, permanece no terreno a grande carcaça de ferro e plástico)...
(continua)

Pedro Silva
(no login)

Eco Museu?

April 12 2003, 12:37 AM 

Fico cada vez mais baralhado...
O que é o Eco Museu afinal? Como é que funciona esta espécie de Big Brother?

Artur
(no login)

Ecomuseu

April 14 2003, 11:54 PM 

O Ecomuseu

não vai apagar incêndios:
- vai tentar explicar porque não se devem incendiar as matas.

Não vai limpar os rios:
- vai tentar sensibilizar os proprietários dos lameiros para limparem as bordas, como antigamente.

Não vai cozer o pão nos fornos comunitários:
- vai convencer os habitantes de que, se tiverem pão cozido nos fornos comunitários, como antigamente, será um motivo de atracção para os turistas, que também poderão comprar os tapetes tecidos nos teares e outros produtos produzidos na aldeia;

- Não vai despoluir:
- vai alertar para a poluição e apontar caminhos para a resolução desse problema;

- e vai tentar preservar os valores culturais, que se vão perdendo aos poucos, criando condições para que o concelho seja um museu vivo e activo, tentando para isso congregar os esforços das associações, das Juntas de Freguesia, de grupos de pessoas, de quem se interessar pela sua terra;
- vai fornecer ajuda técnica na elaboração dos projectos que toda essa gente desejar levar para diante

MAS

penso que não vai distribuir dinheiro em subsídios, a torto e a direito, para desbaratar em pseudo investimentos que não chegam a lado algum.

Foi mais ou menos isto que concluí das informações que recolhi, muito embora isto seja a ínfima parte de todo o projecto.
De qualquer modo, insisto, as informações recolhem-se no local certo. Quem estiver interessado, ligue para a Câmara Municipal (276510200) e peça mais informações, como seja o número do telefone do Ecomuseu.
Estou convencido de que os responsáveis terão muito gosto em esclarecer.

É esse o desafio que deixo a todos os que "estão a tentar matar o bicho antes que ele nasça (a carapuça...)

As boas intenções não se alardeiam: PROVAM-SE com actos.

O abraço de sempre.

Artur

Pedro Silva
(no login)

Re: Ecomuseu

April 15 2003, 12:45 AM 

Agradeço os esclarecimentos.
Não posso, no entanto, deixar de referir que, se o fórum não servisse para o tipo de "discussão" e debate que se vai mantendo, poderíamos sempre estar quietos e falar destes assuntos com as pessoas com quem sempre falamos... Ou então telefonávamos para as fontes de informação e "discutíamos" o assunto sozinhos...

Um abraço,
Pedro

Antonho
(no login)

O Eco Museu é...

April 23 2003, 2:26 PM 

Pedro Silva, bem me parecia que não sabias o que é o Eco Museu. O Eco Museu é todo o território de Barroso, disponível para quem o quiser visitar, com a sua muita beleza e não poucas destruições e mutilações.

Pedro Silva
(no login)

Ah!!!

April 29 2003, 4:06 PM 

Grato pelo esclarecimento.

Pedro Silva

Antonho
(no login)

Eco Museu todos os dias.

April 23 2003, 2:44 PM 

Para mim o Eco Museu é todos os dias, basta-me sair de casa e mergulhar num carvalhal de árvores com longas barbas cinzentas. O Artur diz que eu sou contra o Eco Museu, mas não é verdade. Apenas denunciei atentados. As instituições responsáveis devem vigiar e empenhar-se pela sua preservação, especialmente a arquitectura da casa barrosã e a floresta autóctone. Sou um apaixonado por estas duas coisas.
Louvo também a criação das 5 pequenas rotas (PR)já assinaladas, uma das quais me é muito familiar.

Antonho
(no login)

Saber mais acerca da flora.

May 21 2003, 11:10 AM 

David Teixeira, gostava de conhecer melhor a flora de Barroso, sobretudo as principais árvores, flores (e cogumelos), o seu nome científico e vulgar, as suas características e propriedades terapêuticas. Há visitas guiadas em que explicam isto?

David Teixeira
(no login)

As actividades disponíveis

May 27 2003, 4:05 PM 

Nos dias 1,2,3,4 de Maio decorreram as Jornadas Nacionais de Pedestrianismo e o Encontro Luso Galaico de Pedestrianismo em que tivemos cerca de 300 participantes que inauguraram 4 PR homologados pela Federação. Estes Percursos Pedestres têm folhetos de apoio com a informação que procuras.
Foi também feita a apresentação pública do projecto do Ecomuseu.
Mais informações ou actividades guiadas para grupos contactar directamente os técnicos do Ecomuseu:
Telf. 276518645 ou ecomuseudobarroso@hotmail.com

Anonymous
(no login)

Re: As actividades disponíveis

December 6 2004, 11:33 PM 

David,
Vai nos dando novidades com foi prometido o site deve estar desactualizado ou não?
Obrigadesde já. O que se tem feito. Ou sera que o do Tacho tem razão. Vamos a comunicação. Quando houver tempo claro que primeiro esta o trabalho.

Artur
(no login)

ECOMUSEU DO BARROSO

June 4 2003, 2:00 PM 

Para os interessados, aqui vai o endereço que vi recentemente na net.
Consultem.http://www.cm-montalegre.espigueiro.pt

David
(no login)

Estamos a trabalhar

December 28 2004, 3:12 PM 

É bom continuar a ver o interesse por este assunto.
MAis do que as pessoas que estão à frente, os projectos têm de se justificar... O Ecomuseu está a tentar nascer com rigor científico e trabalho de campo sério, o que leva tempo, e trabalho para o qual não há financiamento. Até hoje muitas ideias iluminadas lançaram atoardas, mas hoje já pouco se vê disso mesmo.
Os eventos nas aldeias, mais 80 km de Percursos pedestres marcados, a criação do Arquivo audio/visual do Ecomuseu, a reconstrução do fojo do Avelar, do forno de Paredes do Rio, da Forja de Montalegre, a valorização da Via Romana, os projectos AGRIS 7.1 aprovados e em execução que levam a Pitões, Tourém, Sirvozelo, Fafião mais quase 500.000 contos em dinheiro antigo, para não falar da edição dos livros "Os Guerrelheiors Anti-Franquistas e Negrões Memória Branca.
Quando forem abertos os Pólos temáticos de Salto, Pitões e Tourém, gostaremos de vos ver por lá, mesmo que alguns fiquem com azia...
Comtinuamos dispostos a apoiar os estagiários da nossa terra que estão a fazer trabalhos muito valiosos e alguns estrangeiros (há um trabalho da Mónica da Republica Checa na NET que podem procurar)
O Cantar dos Reis será na Aldeia de Covelães, estão convidados...

Anonymous
(no login)

Estamos a trabalhar

December 31 2004, 10:59 PM 

Muito bém...É bom verificar que há sensibilidade para as questões que foram levadas a cabo até ao momento. A mensagem tinha nota vinte se não fossem empregues no texto palavras do tipo (azia,atoardas), lembre-se que a função pedagogica também deve fazer parte do vosso trabalho, não só no terreno mas também na comunicação com os menos crentes, que lentamente vão mudando de opinião sobre o assunto.

Vá comunicando e bom ano.

ACido
(no login)

Re: Estamos a trabalhar

January 2 2005, 10:26 PM 

Ora viva o ilustre dirigente do Ecomuseu!!!

É sempre com prazer que vejo neste forum notícias do que se vai fazendo em Barroso.
O "balanço" é bem agradável de ler, o trabalho vai surgindo, lenta mas seguramente. Nada de grandes ondas, pois essas só costumam trazer desgraças, não é verdade?
Continuem, que o vosso trabalho falará por si.
A propósito, há muita gente a trabalhar no (e com) o Ecomuseu?
Quais são os planos para o futuro?
Como se situa o Ecomuseu, do ponto de vista financeiro? - é financiado directamente, ou é um "braço" dos serviços municipais?
Parabéns pelo trabalho já desenvolvido.

ACido

Eco
(no login)

Trabalho em parceria

January 6 2005, 11:11 AM 

Saudações Barrosãs.

Hoje, lendo os textos reconheço a razãoo do puxão de orelhas... peço desculpa mas para quem acha que anda a lutar (quase isoladamente) pela nossa terra, depara com a maldade da crítica, do estilo lança suspeitas, fico furioso.

A forma de trabalhar do Ecomuseu é sempre em parceria, seja com as escolas, universidades, associações ou museus.
É essencial o envolvimento de todos os Barrosões e não só, porque todos somos poucos para garantir um futuro melhor, especialmente dos que tiveram a coragem de viver no concelho.
O financiamento tem sido a muito custo de elaboração de muitas candidaturas a fundos comunitários e que algumas lá se vão aprovando. Estamos em processo de adesão á Rede Portuguesa de Museus e desejamos ter orçamento próprio e tentar a autonomia financeira dos pólos do ecomuseu especialmente com a realização dos eventos tradicionais nas nossas aldeias.
Estão convidados para Cantar os Reis em Covelães.
Gostaram da reportagem da RTP do Cantar dos Reis de Donões? Penso ser uma das formas de dar mais vida às aldeias e de colocar o nome de Montalegre no Mundo, por bons motivos.
Quem tiver material que gostasse de ver como acervo do Museu diga alguma coisa.

Roberto
(no login)

Re: Trabalho em parceria

January 7 2005, 11:46 AM 

" ....peço desculpa mas para quem acha que anda a lutar (quase isoladamente) pela nossa terra,..."

Não percebo bem este paragrafo. Sera que está mesmo insolado ou quase? Penso que será um exagero. Apesar de por vezes temos que exagerar para nos compreenderem.

Current Topic - Eco Museu?
  << Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  
Create your own forum at Network54
 Copyright © 1999-2009 Network54. All rights reserved.   Terms of Use   Privacy Statement