Forum da Região de Barroso

<< Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  

Identidade Barrosã

April 10 2003 at 3:14 PM
Sem pontuação para esta mensagem
Pedro Silva  (no login)

Gostaria de ver discutida a Identidade Barrosã...

Temos, ainda, elementos identitários?
O que é que faz parte desta Identidade?
O que é que se perdeu e o que é que se mantém?
O que fazemos ou não para a preservar?
O que é, afinal, ser Barrosão?

É uma reflexão importante... E, possivelmente, muito necessária...

Pedro

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
AuthorReply
Pedro Silva
(no login)

Re: Identidade Barrosã

April 12 2003, 1:28 AM 

Identidade Barrosã??? Quêêê???

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
Artur
(no login)

Identidade barrosã

April 15 2003, 12:09 AM 

Então, Pedro Silva??
Não existe um identidade Madeirense?
Não existe uma identidade Açoriana?
Não entendi o espanto...
Afinal, o Barroso é um pedaço de território com as suas características próprias, desde as particularidades da língua (fala-se de modo diferente em diversos pontos do concelho) até aos usos e costumes (comunitarismo, p. ex.).
No mínimo, poderá valer a pena avaliar se essa identidade existe, embora para isso se torne conhecer muito bem a região. Mas poderá falar-se disso, com seriedade, não te perece?

O abraço de sempre

Artur

Pedro silva
(no login)

Identidade Barrosã

April 15 2003, 12:58 AM 

As minhas interrogações não foram bem entendidas.
Levantei-as pelo facto de ter apresentado a ideia de debate acerca da Identidade Barrosã e não ter encontrado quem quisesse falar do assunto.

Sei perfeitamente que é um tema difícil de abordar, porém, tenho também consciência da importância que pode ter, como forma de tomada de consciência do que marca ainda, ou não marca, esta identidade... Isto porque os valores também se perdem, como as identidades.

Ao contrário do que te possa ter parecido, este é o assunto que mais gostaria de ver aqui debatido e com a serenidade que parece não ser apanágio de quem a reclama.

Um abraço,
Pedro Silva

Antonho
(no login)

Coveiros da cultura barrosã.

April 23 2003, 2:08 PM 

Meus amigos, a cultura barrosã está em rápida desagregação e destruição. Os seus coveiros são muitos.

Antonho
(no login)

Se queres manter a cultura barrosã viva ...

April 23 2003, 2:21 PM 

Pedro Silva, dizes algures que preferes manter a cultura barrosã viva. Então segue este conselho, "home": arranja uma junta de vacas, amansa-as, guarda-as na corte sob a habitação, tapa água aos lameiros, mata o porco, colma a beira da tua casa, carra o esterco, sega o feno, estruma as terras, corta lenha, esgalha carvalhos, semeia batatas, moi no moinho, ...

J.X.
(no login)

Re: Se queres manter a cultura barrosã viva ...

April 24 2003, 9:44 AM 

Estes são talvez alguns exemplos que o Eco deveter em conta.

Pedro Silva
(no login)

Identidade Barrosã

April 29 2003, 4:02 PM 

Pois é, Antonho! A cultura barrosã e a sua identidade passam também pelos aspectos referidos... No entanto, apesar do teu "ideal bucolismo", os teus conselhos, talvez utópicos, são um conjunto de hábitos de vida que se vão perdendo pelas mais variadas razões, nomeadamente a melhoria das condições de vida das pessoas. Embora a identidade barrosã tenha as marcas vivenciais que me aconselhaste, não são somente estes os aspectos que identificam os barrosões. Caso assim fosse, poucos barrosões teríamos ainda. Não me parece que seja o caso.
O modo de vida que referes e os hábitos enunciados são marcos temporais que, naturalmente, se vão perdendo. Será importante procurar manter vivos estes aspectos, ainda que artificialmente, mas não se pode exigir que se vivam, sabendo nós que se trata, em muitos casos, de hábitos que eram imperativos das condições de vida da região.
As utopias são necessárias, mas não passam disso mesmo.

Antonho
(no login)

Pois é, Pedro Silva, ...

April 30 2003, 7:15 PM 

Pois é, Pedro Silva, agora já não queres manter a cultura barrosã viva, agora falas em utopias, agora já não queres ser um autêntico barrosão, agora dizes que guardar vacas é para os outros, agora foges com o rabo ao aguilhão da vara, agora dizes que isso era noutro tempo, agora já dizes que há outros aspectos da cultura barrosã. Pois é, agora já concordas comigo quando dizia que a cultura barrosã deve ficar registada em vários suportes (livro, fotografia, filme, museu...) antes de desaparecer para sempre. Que utópico me saíste!

Pedro Silva
(no login)

Re: Caro Antonho,

May 1 2003, 9:34 AM 

É extraordinária a forma como consegues ler nas mensagens aspectos que lá não estão. Mas já nos começamos a habituar.
Relê as mensagens... sem utopias e sem esse "teu" ruralismo ingénuo... Possivelmente conseguirás ler o que realmente lá está escrito.

Pedro Silva

Pedro Silva
(no login)

Identidade Barrosã

June 6 2003, 3:17 PM 

Com quase dois meses, este tema não parece ter despertado o interesse que achei que despertaria. As questões identitárias assumem alguma dificuldade de abordagem, mas, neste caso, as dificuldades poderão ultrapassar a simples abordagem. O que é ser barrosão, afinal? É simplesmente uma filiação? Creio que a resposta afirmativa a esta última questão, começa a ser um desenho identitário...

Um abraço, Pedro

João Xavier
(no login)

June 8 2003, 10:54 PM 

Eu por a parte que me toca (por estas terras do norte Amsterdão) tento reprensentar ou indentificar o melhor possivel a indentidade Barrosã o que nem sempre corresponde à "realidade" ou melhor dito com exagero à mistura. Mas não é facil conservar tudo, inclusive até mesmos em filmes, fotos, livros, revistas, etc,. Mas é bom que realmente haja um alerta para que se possam cometer o menor numero de erros. Nós os amantes de Barroso temos reponsabilidades para que consigamos o melhor para a nossa região.
Eu pessoalmente agradeco-vos pelas vossas intervenções aqui ou ali noutros temas que leio sempre atentamente.
Um abraço para todos vós.

Zé do Outeiro
(no login)

Identidade barrosã

June 10 2003, 10:27 PM 

Esta questão é, indubitavelmente, uma questão muito séria e profunda. Carece de uma abordagem que, em minha opinião, não pode ser feita nesta forum. E digo isto porque, dado o número limitado de pessoas que a ele acedem, fomos já todos devidamente "catalogados" e não me parece que haja alguém, para além do Pedro Silva, que tenha disposição para uma abordagem séria do problema.
Por outro lado, também penso que ainda ninguém entendeu (pelas intervenções que tenho lido) o que é exactamente uma "identidade barrosã".
- Quais são os pressupostos para que essa identidade seja "palpável"?
- Não será essa identidade "só" filosófica?
- Qual é a opinião do Pedro Silva? - a identidade barrosã existe, ou é unicamente um ponto de partida para (mais uma) discussão que não nos vai levar a lado nenhum?
- Estamos a falar de "identidade barrosã", ou de um estado de espírito? - ou do orgulho de ser barrosão?

Tomem lá abraços.

Z.O.

Pedro Silva
(no login)

Re: Identidade barrosã

June 12 2003, 2:12 PM 

Qualquer identidade é resultado de uma construção memorial e da sua reconstrução mais ou menos permanente. Para falarmos em identidade barrosã palpável, apenas nos podemos referir a aspectos relacionados com vivências, hábitos, tradições, todo um conjunto de elementos que se vão, irremediavelmente, perdendo do quotidiano. Torna-se um imperativo o registo destes elementos identitários de todas as formas possíveis. Mas este é apenas uma vertente daquilo que será a identidade de um povo, de uma região.
Não poderemos negar a identidade barrosã porque ela existe. Se por outra coisa não fosse, teríamos pelo menos uma filiação a um conjunto de elementos autóctones que fazem da nossa região um factor identitário, de que nos orgulhamos. No entanto, sinto que um dos aspectos em que se torna necessária uma reconstrução memorial é o axiológico. Perderam-se muitos valores pelas mais diversas razões que, possivelmente, seriam um dos maiores pilares daquilo a que podemos chamar identidade barrosã.
Começo a considerar que o ser barrosão é, cada vez mais e só, o ser de uma região determinada do país, em que se mantêm algumas tradições ancestrais, em que se procura revitalizar outras que se foram perdendo...

Antonho
(no login)

Para captar a identidade barrosã...

June 9 2003, 5:26 PM 

Para captar a identidade barrosã é preciso conviver em longos serões e conversas com as pessoas mais idosas, especialmente as que nunca saíram, é preciso viver na aldeia, é preciso participar em trabalhos comunitários, é preciso vê-los com os seus gados; é também preciso ler bibliografia sobre literatura (em primeiro lugar), história, etnografia e antroplogia.

Antonho
(no login)

Identidade Barrosã

June 13 2003, 5:29 PM 

Meus amigos, sobre o assunto em epígrafe muito tem sido escrito e continua a escrever-se. É preciso ler os livros de literatura que vão sendo publicados sobre a região, as monografias, os livros de etnografia e antropologia, sem esquecer os jornais locais, que têm dado ênfase ao tema, até uma tese de doutoramento em Linguística.
Claro que há uma identidade barrosã, que participa de muitas características da identidade transmontana, especialmente na camada social mais idosa. Eu até tenho um catálogo com todas essas cracterísticas peculiares.
E tu, Pedro Silva, não queres partilhar com os leitores (para seres mais concreto) que valores são esses, característicos da nossa região?

Pedro Silva
(no login)

June 17 2003, 2:54 PM 

Quando falamos em valores, dificilmente nos poderemos referir a especificidades. Podemos, isso sim, mencionar índices de vivência desses valores que os tornam, de alguma maneira, um elemento particular. Referia-me, na minha mensagem anterior, neste contexto, a valores que pareciam perder-se... Para mencionar alguns exemplos, apresentaria a forma como se vivia a honra, a verticalidade, a hospitalidade e até o sentimento de quase "geo-génese"... Sem serem valores particulares de Barroso, pelo seu carácter humano universal, seriam aspectos particulares do quotidiano das gentes da nossa região... E parecem perder-se...

Um abraço,
Pedro Silva

Current Topic - Identidade Barrosã
  << Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  
Create your own forum at Network54
 Copyright © 1999-2009 Network54. All rights reserved.   Terms of Use   Privacy Statement