Forum da Região de Barroso

<< Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  

Desertificação. Soluções.

October 21 2003 at 5:42 PM
Sem pontuação para esta mensagem
Antonho  (no login)

O problema da desertificação é complexo e de difícil resolução. Precisa do contributos de muitos. Aqui vai uma pequena achega: porque não permitir a construção de moradias fora das aldeias? Conheço bastante gente que construiria casa de férias em Barroso se lha deixassem fazer fora da aldeia, mas os PDMs não o permitem. Para mim este seria um mal menor.

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
AuthorReply
A. Cido
(no login)

Um Mal Menor

October 21 2003, 11:53 PM 

É um mal menor, sim senhor, estou de acordo com o Antonho!
Os senhores doutores do Porto, Braga e arredores vinham construir aqui uma casita de férias cada um, uma aqui, outra ali, espalhadas pelo monta, desde o Gerês ao Larouco, depois pagávamos todos a luz eléctrica para eles, constríamos Kms de saneamento básico tabém para eles, ficávamos com os melhores sítios semeados de casas como em dia de vento, estragava-se a paisagem, mas isso não seria problema porque os senhores doutores viriam aqui um fim-de-semana ou outro e assim resolvíamos o problema da desertificação (tipo pisca-pisca, hoje há desertificação, hoje não há, hoje há, hoje não há).
É o que eu digo: para fazer perguntas e dar soluções, votem no Antonho. Alguém tem um terrenito no alto do Leiranco para vender, que SEJA PERTO DE LADO NENHUM?

É caso para perguntar: esta alma entenderá alguma coisa de ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO?

Já sei... para ti, sou A. Sida

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
Anonymous
(no login)

Re: Um Mal Menor

October 22 2003, 4:19 PM 

Realmente o problema da desertificação é bastante preocupante.
Se pensarmos bem que futuro pode ter um jovem que terminou os seus estudos numa aldeia, a conclusão não é muito animadora. Ou se dedica à agricultura ou criação de gado. Sabemos perfeitamente que o lucro que se consegue mal dá para a sobrevivência. Que alternativas lhe restam ... ou deslocar-se para o Porto ou Lisboa ou emigrar.
Em Montalegre para além da agricultura e criação de gado já existe algum emprego a nível de comércio e serviços (principalmente serviços do estado). Mas é verdade que falta aqui alguma indústria de preferência não poluente).
Penso que barroso tem grandes potencialidades a explorar (turismo, gastronomia, ambiente)
Dou um exemplo da feira do fumeiro, que já se tornou numa imagem de marca, e que tem benefícios para muita gente, e porque não fazer-se mais vezes no ano. Se os agricultores/criadores de gado começarem a ter bons resultados e a venderem bastante aí talvez já tenha algum interesse ser agricultor.... mas ... nunca se pode perder de vista a qualidade.
Quanto à construção penso que se poderia por exemplo fazer um loteamento em zonas interessantes, como por exemplo próximas da barragem, e quem quiser aí investir porque não !?

Antonho
(no login)

Assim continuas a chamares-te A. Sida

October 31 2003, 6:13 PM 

A. Cido,
com respostas assim continuas a chamares-te A. Sida.
Apresenta as tuas soluções em vez de criticares as dos outros. Não tenhas medo de arriscar as tuas opiniões. Evidentemente que os dois intervenientes seguintes foram muitíssimo melhores.

J.X.
(no login)

Re: Desertificação. Soluções.

October 24 2003, 12:42 PM 

Ordenamento do Território é com toda a convicção importantíssimo. Tem-se cometido erros graves, em todo o País por um mau planeamento ou o não seu cumprimento. A questão da desertificação é um problema do interior de Portugal e não só de Barroso logo dá para perceber que é complexa.
A ideia do Antonho que à partida, com o ponto de vista do A. Cido parece ridícula, pode ser discutível. Não naturalmente assim de qualquer maneira mas de uma forma inteligente e economicamente rentável. Ou seja: uma casa de férias é um luxo, logo devia-se (não sei se é assim mas nos países mais desenvolvidos é) pagar por isso (leia-se pagar bem). Assim sendo e repito de uma maneira pormenorizadamente estudada, se fosse eventualmente viável em todos os aspectos ou quase todos (ambiental, económico, social, cultural, etc.) eles pagariam o saneamento não só o deles como também para um "aglomerado" de pessoas. Disse-se alguma vez: "Quem o tem troca-o, quem não o tem vê-o trocar".
Mas isto, do ordenamento do território tem muito que se lhe diga. Dá para fazer a adaptação do provérbio: ".... todos ralham e todos teem razão." Já o disse algures temos que criar riqueza com o que temos sem perdermos a cabeça.

Roberto
(no login)

Re: Re: Desertificação. Soluções.

February 22 2004, 9:07 PM 

Pois é J.X. tudo o que dizes é muito engraçado mas sabes que na realidade o "filme" é outro. Os padrinhos estão sempre presentes e dai quem for afilhado tudo se arranja quem não o for está f*****.
Igualdade social por estas bandas está muito longe.
Mas apesar de tudo respeito as opniões dos intervenientes deste tema.
Já agora se tivessemos hipotese de ter uma escola profissional?

manu
(no login)

deserteficacao

March 9 2004, 2:59 PM 

Concordo com algumas afirmacoes ditas em cima mas na realidade em Montalegre e tudo uma grande mafia e tudo para os compadres mas o compadres sao burros porque se dessem oportunidades a novos investidores e novos projectos ganhariamos todos ha que investir na qualidade e nao quantidade... quanto a construirem-se casas perto das albufeiras tb concordo que se for um projecto bem feito e com condicoes seria muito bom e atrairia muito turismo mas nao estou de acordo deicharem construir uma casa aqui outra ali tem d e ser por loteamentos e em primeiro lugar dar oportunidades ha gente de barroso e nao aos d investidore s de fora

(no login)

melancolia

September 14 2004, 10:30 PM 

Não sou de Montalegre mas vivi em miúdo em ANTIGO DE SERRAQUINHOS,como já havia quarenta anos que não visitava este local,este ano resolvi matar soudades.
Senti aquilo que já imaginava me iria acontecer,uma melancolia enorme,uma vontade de relembrar com alguém coisas passadas, pois tenho boas recordações desta gente.
Contudo para meu espanto,a não ser a substituição do colmo por telha tudo estava igual,até as vedações precarias tinham as mesmas pedras. Como o tempo parou nesta terra.
já não se cultivam as melhores batatas do país por estes lados,e as pessoas emigraram.
Será que estes locais não merecem mais atenção de quem governa?

Joaquim
(no login)

Re: melancolia

September 15 2004, 10:17 AM 

Comterraneo Herminio,
Na verdade da pena que as coisas não mudem para melhor.
Poderiamos aproveitar a musica: "P'ra melhor já basta assim."
É sem duvida triste ver as coisas como estavam à 40 anos ( mais degradadas) atras mas por outro lado deve ser unico a sensação de reviver o passado.
Fala nas batatas eu falo no vinho do "Pindo" como era bonita a vida. Continua a ser mas de outra maneira.
Quanto aos governantes e complicado apagar os "incendios" todos que a "agua" esta escassa. Mas gostaria que realmente se fizesse algo na continuidade da vida por essa aldeias fora. Caminhamos sem duvida para o FIM!!!!!

(no login)

O vinho do pindo

September 15 2004, 9:28 PM 

Pois é,não me tinha esquecido desta delicia Joaquim,mas não comentei porque não sei se ainda são trabalhadas essas quintas,do que me recordo é que o vinho sofria um imprecionante aumento de qualidade quando era trazido cá p´ra cima.
Talvês alguem saiba explicar este fenomeno.
Mas se quisermos falar dos bons produtos desta terra teriamos que falar das carnes fumadas,do pão centeio das couves curadas com o frio,enfim,coisas que um citadino não sonha que existem.
Quem sabe algum dia estes sabores sejam amplamente divolgados e pagos pelo seu justo valor.

Current Topic - Desertificação. Soluções.
  << Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  
Create your own forum at Network54
 Copyright © 1999-2009 Network54. All rights reserved.   Terms of Use   Privacy Statement