João Rodrigues Cabrilho o Barrosão de todos os Barrosões
January 12 2004 at 10:15 PM Sem pontuação para esta mensagem
Manuel (no login)
Quando li a carta aberta que foi dirigida ao Presidente da câmara pelo historiador João Soares Tavares reflecti e cheguei à (minha modesta) conclusão de que realmente o Ilustre Cabrilho não tem tido a atenção e o respeito que devia merecer da nossa parte.
Será que o comportamento da câmara em relação a este ilustre tem sido o mais correcto? Temos tido pessoas importantes e influentes durante estes séculos passados, mas com a importância do feito deste nosso conterrâneo não me parece que tenha havido outro igualável.
A questão é será que a câmara e o Presidente na sua representação estarão a agir dentro da isenção que um temas destes exige? Ou será porque foi na gestão da outra câmara que o feito tem tido ou nenhum importância? Meus Amigos vamos lá deixar-nos “birras estúpidas” e tratar os temas de uma maneira isenta, inteligente, honesta, democrática, etc.
Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.
Re: Re: João Rodrigues Cabrilho o Barrosão de todos os Barrosões
Sem pontuação para esta mensagem
January 14 2004, 8:41 PM
Tens razão. De um civil espera-se tudo e à partida está desculpado, mas das autoridades reponsaveis pede-se sempre mais alguma coisa. Não podemos meter tudo no mesmo saco. O "Zé da Esquina" com pessoas que tenham obrigações. Não me parece honesto fazermos este tipo de comparações. Ou será que são todos iguais???????
Re: Re: Re: João Rodrigues Cabrilho o Barrosão de todos os Barrosões
January 15 2004, 9:33 AM
Não me fiz enterder bem. O que eu queria dizer é que se as próprias próprioas pessoas do concelho não sabem bem que é foi Cabrilho, significa que uma só estátua não é o suficiente para honrar tão brilhante Barrosão. No mínimo para que todos os Barrosões saibem que ele foi e tenham grande orgulho nisso, há que reavivar aqueles facttos para que todos saibam dizer a qualquer visitante quem realmente foi este homem.
Fazendo uma analogia .... se todo o Português sabe quem é Camões, que todo o Barrosão saiba que foi Cabrilho.
Aproveito para deixar aqui uma sugestão para este site, coloquem também aqui informação sobre Cabrilho.
Re: Re: Re: Re: João Rodrigues Cabrilho o Barrosão de todos os Barrosões
January 15 2004, 11:41 AM
Em nome de todos quero agradecer este tipo de reacções.
É bom saber que as pessoas pensam no enriquecimento de informação neste site. Já agora apelava se alguém tem informação ou contactos no intuito de recolher informação sobre o "nosso" Navegador, agradecíamos.
Re: Re: Re: Re: João Rodrigues Cabrilho o Barrosão de todos os Barrosões
November 24 2008, 6:20 PM
Em resposta ao pedido poderá ler o Livro "João Rodrigues Cabrilho um Homem do Barroso" do investigador João Soares Tavares, Edição da Câmara de Montalegre. Está disponível na Biblioteca da vila e na Biblioteca Nacional de Lisboa.
Só se pode amar o que se conhece.
Cumprimentos.
Maria
Gostei da sua menssagem.
Sou de Paradela do Rio, O meu falecido pai era de Cabril, (Montalegre).
Penso que ainda terei alguns "genes" do Rodrigues Cabrilho.
Um abraço para todos os BARROSÕES
António Pereira