Forum da Região de Barroso

<< Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  

Insistência (incómoda?)

November 1 2004 at 11:47 PM
Sem pontuação para esta mensagem
ACido  (no login)

"E já que estou agarrado às teclas...
Já alguém foi verificar "in loco" o traçado da variante à vila, a qual passa em pleno Avelar, abrindo assim as portas à futura urbanização daquele "pulmão"?"

Esta foi a pergunta que fiz, integrada numa intervenção a propósito de outro assunto, mas que considero de tal modo importante que me atrevo a repetir num assunto autónomo.
Pelos vistos, e desculpem a amargura, esta matéria não despertou o interesse a ninguém, mas reparem bem que não é só de chegas e futebol que se vive nesta terra.
O ambiente é o bem mais precioso que temos, não em Montalegre, mas neste planeta cada vez mais velho e desprezado por TODOS NÓS.

Se não nos interessamos pelas agressões ambientais que se praticam na nossa (pequena) terra, como poderemos ter a ambição de intervir nas que se praticam a nível mundial?

Então ninguém repara que as agressões ambientais que se praticam nas pequenas localidades, todas juntas formam uma grande agressão?
Ninguém se interessa por verificar se as estradas vão passar por sítios que deveriam ser preservados?
Ninguém se interessa por fiscalizar, sim, fiscalizar, porque todos nós devemos ser "fiscais" daquilo que se faz à nossa volta, fiscalizar, dizia eu, as obras que o Estado e as Autarquias querem levar a efeito, reivindicando que as mesmas sejam desviadas dos locais ecologicamente sensíveis?
Se assim é, para que servem os foruns, as associações ditas de defesa do ambiente...?
Se andamos aqui só para dizer coisas como "as chegas de bois são um desporto", não me parece que valha muito a pena perder tempo a ler e a escrever neste (ou noutro) forum, e nem sequer estou aqui a dizer que o traçado da estrada é mau, SÓ GOSTARIA QUE MAIS ALGUÉM FOSSE LÁ VER, PARA DIZER DE SUA JUSTIÇA, e podermos confrontar aqui as várias opiniões. O FORUM NÃO É PARA ISSO????

Cumprimentos barrosões

ACido

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
AuthorReply

(no login)

Insistência (incomuda)

November 2 2004, 8:24 PM 

O k. Acido, compreêndo a sua insistência e preocupação,mas repare que este tema não é um tema qualquer. Quando li a sua opinião sobre este assunto apeteceu-me escrever a concordar consigo mas verifiquei que me faltavam alguns elementos que desconheço tais como:

Como está aquela zona em termos de PDM (plano director municipal)?.
Quais são as intenções da autarquia para este local?

É que se o PDM considera aquela zona como sendo ecologica, não vejo maneira de haver constroção por alí. Se pelo contrario o PDM considera aquele espaço de expanção urbana aí acho muito lamentavel.

Quanto à variante passar apenas e só por ali, poderá ser um mal menor.
É a minha opinoão sobre este asunto por falta elementos acima citados.

Cumprimentos H. Mendes

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
ACido
(no login)

Re: Insistência (incómoda?)

November 2 2004, 11:21 PM 

Caro Hermínio Mendes:

Quanto ao PDM que se encontra em vigor, até estou de acordo. Mas temos que pensar com os olhos postos no futuro, e todo o PDM é passível de alterações.

Além disso, os políticos que hoje tomam conta dos destinos do concelho até podem ter as mais nobres ideias, mas quem nos garante que os seguintes irão manter essas intenções?
Aqui, a questão não é meramente legal. É prática, acima de tudo. Considero que, mesmo sendo legal praticar um determinado acto, ele pode ser imoral, pelas consequências que provoca.

E a minha intervenção anterior tem também muito que ver com o sermos, ou não, reivindicativos, intervirmos, ou não, na vida activa da nossa sociedade, contribuindo com a nossa concordância, mas também, e com mais força com a nossa discordância, quando é caso para isso.
Acontece que os barrosões, quanto a mim, somos muito passivos: deixamos que se façam as coisas, e limitamo-nos, depois, a apontar os defeitos, quando é já demasiado tarde para remediar seja o que for.

É pena.

Cumprimentos
ACido

J. X.
(no login)

November 3 2004, 4:00 PM 

Sem duvidas que os foruns teem como objetivo a discussão e alertar para determinados(as) situações que no ponto de vista de cada um sejam menos corretas.
É de elogiar este tipo de "GRITOS" para que se possam eventualmente refletir e se por acaso se concluir que se deve recuar porque não. Eu como o Herminio não tenho conhecimento sufeciente para opinar sobre uma questão deste genero.
É sempre complicado falar sobre um tema deste genero. Estão sempre em causa varios aspetos desde ecológicos até económicos. E estes ultimos são sempre na maioria das vezes o que mais pesam, infelizmente.
Muitas vezes é facil dizer que o trazado vai destroir uma zona rica em fauna e flora e isso magoa muito e ainda mais grave tem consecuiencias inereparaveis para o futuro do nosso planeta. Muitas vezes a questão que se coloca é:
Existem outras soluções?
Quais são os custos?
Justifica-se?
Temos que fazer opções não se pode ter tudo.
A realidade muitas vezes é ingrata!!!!

Fernando
(no login)

November 4 2004, 11:24 PM 

Isto e tudo muito bonito mas e cantado. Quando um homem tem que tomar decisoes as coisas sao bem diferente. Querem tirar os camioes da vila? Querem percevar a natureza?Claro que quamdo se pede pede-se tudo mas e sabido que nao se pode ter tudo.Mas a falar e que gente se entende.

Menno
(no login)

November 9 2004, 4:29 PM 

À que ter coragem de barafustar sempre que não estejamos de acordo. A isso chama-se democracia e liberdade de expressão
Como já alguém referiu a falar a que a gente se entende.
Eu diria que se tem comitido no mundo erros inreparaveis e Montalegre não é excepção. Eu chamaria-lhe marcas do desenvolvimento o que se pode tambem ler (in)desenvolvimento.
Vivemos numa sociadade de comudismo, queremos tudo ao menor custo económico ou físico. "Eles" lá pagaram a factura.
Viva Barroso.

Carlos
(no login)

November 12 2004, 3:19 PM 

A insistência não me parece incómoda mas sim preocupante.
Quando um pouco por todo o mundo se toma em conta o ambiente para a construção de um edifício, de uma estrada ou outras, em Montalegre uma política de ambiente não existe ou se existe não tenho conhecimento e se realmente existe está bem arrumada algures na gaveta.
É uma factura que se pagara no futuro. É pena que não se tenha uma conduta devidamente estudada para que os erros sejam minimizados. Quanto a mim não estou muito admirado com o que acontece. A formação (e estou a falar a nível nacional) dos políticos é deficiente. Refiro-me ao verdadeiro significado da palavra. Porque fazer política “baixa” isso aprendem eles rápido.

(no login)

re: insistêcia (incómoda)

November 13 2004, 8:55 PM 

Este tema é sem dúvida da maior importancia, e o recado está dado pelos varios intervenientes acima expostos,mas no caso de Montalegre parece-me que estamos a fazer criticas preventivas,e assim é que deve ser.
Mas podemos convidar turistas para nos vizitarem que não vão sentir para já esses maleficios ambientais.Vão sentir sim, algumas aberrações essas perfeitamente evitaveis a seu tempo. É por isso que prevenir é melhor que remediar.
Por isso caro Acido continue a incomodar, porque pode estar a alertar para possiveis «distrações».

Current Topic - Insistência (incómoda?)
  << Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  
Create your own forum at Network54
 Copyright © 1999-2009 Network54. All rights reserved.   Terms of Use   Privacy Statement