Lhes enviei esta mensagem para tentar obter algum auxílio, no sentido de entender o que se passa. No dia 16/01/05, antes de subir para São Paulo (eu moro em Santos) resolvi checar o estado dos pneus e do sistema de freios. Sou o terceiro dono de um Del Rey GL 86/87 CHT 1.6 à alcool, com 65.000 Km rodados, somente (para um carro desta idade). Em uma oficina especializada (pneus e sistema de freios), foi constatado que o sistema de freios ainda estava em boas condições mas precisaria ser trocado em breve, mas os pneus (3, originais) precisariam ser trocados já (estavam nas últimas), além da coifa da homocinética da roda dianteira, do lado do motorista. Acharam que seria apropriado trocar os cilindros traseiros, também. Troquei somente os dois pneus da frente e, dos quatro, os dois melhores foram para trás e troquei o estepe, que não estava em boas condições também. Após o alinhamento das rodas, peguei a estrada. O carro ficara bem melhor, e a direção, mais macia ainda. Algum tempo depois, passei a ouvir um barulho (parecia rolamento ou até uma engrenagem: fazia "tlac-tlac-tlac", à medida em que o carro andava, tanto faz em linha reta, quanto fazendo curvas...) vindo da roda dianteira, do lado do motorista. Procurei novamente a loja e após algum custo para que ouvissem o mesmo que eu, constataram que realmente havia um barulho estranho, pois a medida em que o tempo passava, aquele barulho aumentava. Suspeitaram da homocinética. Houve até um palpite sobre uma tal de "trizeta" (nem sei se é assim que se escreve...). Como eu queria renovar o sistema de freios, troquei os discos, aquela homocinética (do lado do motorista) incluindo a colocação de uma coifa nova, pastilhas (das duas rodas), os 4 rolamentos (dois, para cada roda dianteira), os dois cilindros traseiros, lonas (p/as duas rodas traseiras, e duas bieletas (dianteiras). Até sugeriram que trocasse pivôs e outras coisas, mas aí achei que era demais e o orcamento ficava dobrado. Somente um dia depois, o mesmo barulho voltou a aparecer. Levei em outro mecânico, e o barulho não aparecia. No entanto, sempre que eu estou andando com o carro, ao reduzir passo a ouvir claramente aquele barulho chato, "tlac-tlac-tlac", à medida em que o carro vai parando (semáforo, virar, etc...). Ao andar mais rápido, percebo que o barulho continua existindo, mas é como se fosse em maior rotação. Gostaria de saber se mais alguém passou por experiência parecida e o que precisou ser feito para sanar esta situação...
Grato,
Sven
Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.
Eu tive um problema semelhante em minha belina scala/84 cht álcool. Durante uma viagem comecei a escutar um ruído semelhante, parecendo que era homocinética. era feio mesmo, à medida que a velocidade aumentava, o barulho aumentava de rotação (tac, tac, tac).Após rodar 150 km e o barulho aumentando, cheguei em uma cidade e procurei uma oficina. O mecânico ao ouvir o ruído, disse que era homocinética, porém ao verificar a mesma nada foi constatado. Depois de algum tempo o opiniões diversas, descobrimos o que era. O parafuso da roda espanou e a roda
ficava "jogando" (as rodas foram retiradas antes de viajar, para revisão dos rolamentos), o que causava aquele barulho terrível. Foi só trocar os parafusos por outros novos e usar a roda do estepe que o problema acabou(a roda que estava rodando ficou com os orifícios danificados).
Um abraço
(no login)
barulho roda del rey
Sem pontuação para esta mensagem
March 4 2005, 12:19 PM
Se o seu problema for o mesmo o que eu tive, me responda por e-mail (nilobrasil@pop.com.br)
Agradeço por comentar a sua experiência. Vou checar se poderia ser este o problema, sim. Tentamos de tudo (acho que acharam que eu estava pirando...), até foram checados se os parafusos (que seguram o sistema de freios, pois os discos foram trocados, recentemente) estavam ok, mas não os que seguram as rodas em si...
Por acaso o nível do barulho se modificava ? Ora ficava alto, ora sumia, ora aparecia de novo ? Porque o barulho seria semelhante ao de um rolamento ? O barulho que você ouvia era semelhante ?
Grato,
Sven
P.S.: Na pressa, acabei postando esta mensagem em outro local. Espero que o mantenedor possa movê-la para o fórum...
(no login)
barulho roda del rey
March 4 2005, 4:00 PM
Te respondi direto pelo meu e-mail, mas respondo novamente por aqui.
O barulho que eu ouvia não era de rolamento, porque rolamento faz um barulho constante tipo"rrroooonnnnnn" e o barulho na roda era metálico e intermitente, dependendo da velocidade, porque a roda batia contra o parafuso a cada volta(ficou com o orifício maior que o normal devido ao constante "bate-bate") que ela dava, por isso da variação na rotação do barulho, quanto maior a velocidade mais rápido batia e vice-versa.
Experimente trocar os parafusos e a roda. Me informe depois sobre a tua solução>
Tchau...
Eu lhe respondi pelos dois modos, para que pudesse receber minha resposta o quanto antes possível. Até o momento, foi o único que me auxiliou neste sentido e não quis deixar de agradecer pelo ajuda. O que eu fiz foi voltar (durante o horário de almoço mesmo) àquela oficina para trocar os parafusos. Além de não conseguirem encontrar os 3 parafusos (pois alegaram que estaria travada, tendo inclusive me mostrado o cubo da roda com os 3 parafusos...), com algum custo encontraram as porcas. Então, as utilizei no lugar das originais e aparentemente o barulho não voltou a aparecer, mas acho que ainda é cedo. Eu precisarei andar mais um pouco...
Também me lembrei de um fato importante: eles usaram um tipo de ferramenta pneumática para retirar e colocar aquelas porcas, nas vezes anteriores. Quando troquei as porcas, passaram a utilizar a chave de roda. Acho que aquela ferramenta poderia ter contribuído para espanar, pois antes daquela vez em que eu fiz a inspeção no sistema de freios eu não tinha presenciado problema parecido...
Sds,
Sven
Acho que me expressei mal, quando comentei que não conseguiram encontrar os parafusos. Na Loja (que é do lado) eles não conseguiram encontrar no estoque deles, outros parafusos para trocar. Com algum custo, eles encontraram somente as porcas e foram estas 3 porcas que foram colocadas naquela roda, substituindo as 3 porcas aparentemente com problemas. Agora, irei rodar com o carro e ficar prestando atenção. Se o barulho sumir, significará que o problema desapareceu...
[]´s
Sven
(no login)
barulho roda del rey
March 4 2005, 6:25 PM
Eu é que deveria me desculpar, pois o del rey e a belina usam porcas e nâo parafusos. Falei parafusos, por força de expressão. Essas porcas tem que ser as originais, senão o problema voltará (se for isso). Não utilize aquelas porcas cromadas, pois são o principal motivo para que ocorra este problema (são muito frágeis).
Trocaste também a roda? pois se ela danificou-se, mesmo trocando as porcas, o barulho voltará.
sds...
Grato por informar mais estes detalhes, mas o problema permanece, mesmo tendo trocado por porcas de metal branco (as originais aparentam ser pretas). Continuo com a impressão de ser algum barulho de engrenagem ou rolamento, infelizmente. Tal como comentou, ouço o barulho enquanto ando em linha reta. Nas curvas, não ouço tanto assim. Só gostaria de saber do que se trata, para resolver o problema...
E o pior é que surgiu no momento em que tirei a roda naquela primeira vez, só para checar o estado do disco de freio e da pastilha. Mas na roda dianteira direita, o mesmo problema não se manifestou. Somente na roda em que eu precisei trocar a coifa da homocinética. Acabei trocando a ponta da homocinética (como se referiam) pois isto resolveria o problema do tac-tac-tac, mas não resolveu também, desde a vez que troquei os discos de freio e pastilhas...
Troquei o rolamento, sem necessidade. No mais, pareceu-me que o estado das peças estava ok. Nenhum dos mecânicos sugeriu a troca do cubo da roda, ou coisa parecida...
[]´s
Sven
Sven
(no login)
roda del rey
March 15 2005, 11:33 AM
Só resolvi o problema na roda do meu carro, depois que coloquei as porcas originais (são pretas mesmo) e coloquei outra roda.Mesmo trocando as porcas cromadas velhas por outras cromadas novas, o problema continuou(o orifício da roda aumentou devido ao atrito e o novo parafuso não deu aperto).
sds...
Então, o seu problema só foi resolvido ao trocar as porcas, sendo originais. Vou ver se encontro, mas naquele momento eu percebi que o próprio pessoal da loja encontrou dificuldades em encontrá-las. Saberia onde eu poderia encontrar outras, originais ?
[]´s
Sven
(no login)
Re: Solicitando auxílio para entender o que seria um barulho na roda dianteira...
March 16 2005, 5:07 PM
Aí onde tu mora não sei, pois eu moro em C.Grande-MS. Aqui só encontrei em lojas de parafusos, tu deve encontrar fácil em alguma loja do ramo de parafusos.
sds...
Amigo peço a sua ajuda para manter a ordem no clássificados e no fórum. Este tópico nao pertence no classificados assim como um anuncio nao pertence ao forum, caso a confusao aconteça novamente terei que colocar tudo em ordem deletando os tópicos e anuncios fora de lugar. Nao entenda mal mas cada coisa tem seu lugar.
Obrigado
Rodrigo
Clássicos Ford
Current Topic - Solicitando auxílio para entender o que seria um barulho na roda dianteira...