Fale Conosco Classificados Fotos Serviços Fórum Dicas Avisos

<< Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  

Poderiam indicar onde encontrar peças p/motor CHT ?

September 11 2004 at 12:14 AM
Pontuação 4.0 (1 pessoa)
  (Login Sbleck)

PessoALL,

Tenho um Del Rey GL 86/87, motor CHT 1.6 a álcool. Descobri depois da aquisição que havia uma mangueira que ia de uma válvula da própria caixa do filtro de ar até a ponta da entrada do filtro, mas o ponto de encaixe nesta ponta encontrava-se quebrado. Deveria servir para algo, mas naquela ponta parece-me que há outra válvula que comanda a quantidade de ar frio/ar quente para o motor. O mecânico que eu consultei deu um jeito, apenas isolando esta funcionalidade, no carburador. Até o momento não consegui encontrar alguém para me explicar que problemas eu poderia ter, se haveria reflexos no consumo, etc. Peço que alguém possa me explicar como funciona e se haveria algum jeito de contornar este problema, pois andei procurando por uma peça para trocar, sem sucesso. Aliás, se alguém souber onde poderia encontrar (mencionando nome para contato, além de telefone) uma peça destas, peço que me informe. Sou de Santos/SP e número da peça é 20, segundo o catálogo da Ford.

Grato.

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
AuthorReply

(Login keplerfm)

Re: Poderiam indicar onde encontrar peças p/motor CHT ?

Sem pontuação para esta mensagem
September 11 2004, 8:00 PM 

Também estou procurando a caixa do filtro. Quando comprei o carro esse pequeno cano da ponta estava quebrado e fiz o seguinte reparo: coloquei um cano rígido mais fino que a mangueira o qual foi afixado com durepoxi. A mangueira vai para um local da caixa onde tem duas saídas. Vc coloca na que estiver do lado desse cano. A outra mangueira vc liga na parte traseira do carburador. A função desse cano é fazer com que se mova uma palheta na ponta da caixa fazendo com que o ar venha daquela mangueira de alumínio (ar mais quente). Recentemente consegui uma caixa na sucata em bom estado na aparência mas nessa parte da palheta está com problemas pois quando o motor fica em baixa rotação, com a vibração, faz um pequeno barulho. Não sei porque ainda os fabricantes de autopeças ainda não fizeram um reparo, pois só basta desaparafusar essa parte que é de plástico da parte metálica. Se alguém descobrir aonde conseguir, por favor nos avise.

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   

(Login Sbleck)

Sobre reparo no filtro de ar...

September 12 2004, 2:19 PM 

Olá,

Grato por comentar a sua experiência. Mas, até o momento também não consegui encontrar uma peça destas, para efetuar o reparo. Também já pensei em fazer uma adaptação destas, mas fiquei pensando em que tipo de mangueira utilizar, pois imaginei que para resolver este problema, o antigo proprietário já tentou dar um jeito usando alguma mangueira parecida, sem obter sucesso...

Espero que neste fórum seja possível obter alguma referência para sanar este problema...

(Login keplerfm)

Re:Sobre reparo no filtro de ar...

September 21 2004, 9:24 PM 

A mangueira vc pode comprar "por metro". Se não tiver é só comprar a mangueira de vácuo do distribuidor do motor CHT e cortar no tamanho adequado.

(no login)

MANGUEIRA DO FILTRO DE AR

September 16 2004, 11:09 PM 

A LATA QUE FICA NO COLETOR EU ENCONTREI NO FERRO VELHO
A MANGUEIRA TEM NO MERCADO
O SISTEMA AJUDA NA MISTURA COM AR QUENTE

Leandro
(Login superjinu)

A Respeito....

October 4 2004, 5:28 PM 

A Válvula que você mencionou se chama Válvula Termoestática, se não me engano. Em caso de conserto do radiador, a maioria dos mecãnicos costumam retira-la, pois ela costuma esquentar demais o motor, ocasionando muitas vezes os inúmeros problemas que acontecem com radiadores dos motores CHT. A maioria dos carros com motores CHT que circulam hoje em dia, já não tem mais essa válvula.

O problema é que ela é quem mantém o motor quente por mais tempo e além disso sua retirada prejudica muito o desempenho do motor em caso de frio intenso, pois ele demora muito mais tempo para esquentar(o motor demora muito pra pegar, ao acelerar motor carro dá "soquinho" e fica falhando, a resposta do motor fica lerda).

As peças mencionadas são encontradas no mercado, mas são meio caras.

Marcelo
(Login mrclag)

Resposta do Leandro

October 5 2004, 7:13 PM 

Prezado Leandro:

Vc está confundindo as peças.

A válvula termostática fica na entrada de água dos motores cht e normalmete é retirada indiscriminadamente por aqueles que se dizem "mecânicos" ou algo semelhante.

A válvula em discussão aqui é aquela situada em cima da caixa do filtro de ar, que tem uma extensão até a saída dos gases para o escapamento e têm a função de controlar o fluxo de ar quente/frio para o carburador.

Normalmente o ar enviado para a câmara é o ar frio sugado pela ponta da caixa do filtro de ar, e sendo esse ar mais denso proporcionalmente entra mais oxigênio para a combustão, proporcionando um aumento momentâneo no torque, e é claro que também um aumento no consumo.

A válvura regula essa entrada de ar frio, e alguns segundos após uma acelerada forte, o vácuo do carburador se encarrega de fechar a válvula aos poucos, dessa forma enviando menos ar frio (da ponta da caixa de ar) e mais ar quente (que normalmente entra por uma abertura em baixo da caixa de ar diretamente de cima da saída dos gases do escape).
Essa diferença na temperatura do ar admitido é que influencia no consumo. Pouco, mais influencia.

A propósito, não sei o nome da válvula, alguém pode nos dizer o nome?

Current Topic - Poderiam indicar onde encontrar peças p/motor CHT ?
  << Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  
Find more forums on Car ClubsCreate your own forum at Network54
 Copyright © 1999-2009 Network54. All rights reserved.   Terms of Use   Privacy Statement