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DICAS DE DEFEITOS (4) - ANOTEM.

March 22 2008 at 12:03 AM
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DICAS DE DEFEITOS POR MARCAS DE APARELHOS – TED (msted@ig.com.br).
UMA PEQUENA DICA PARA DVD - Se o dvd apresenta defeito de congelamento de imagem ou tigitalizando a imagem, parando intermitentemente ou chega uma hora que apaga tudo no meio da reprodução de vídeo, faça o seguinte antes de pensar em trocar peças: verifique primeiro o cd se está em bom estado. Coloque um cd novo e original.
Verifique particulas de pó ou poeira, etc, no mecanismo, tanto a engrenagem como o ferro de deslizamento da unidade ótica. Verifique e se possível troque a graxa branca ou rosa dos mecanismos. Limpe a unidade com um cotonete seco ou molhado com um pouco de alcool isopropílico. Se depois disso não resolver, ressolde os pinos do ci de memória flash com o processador e o da memória eeprom também. Mesmo aparentando boa, de uma ressoldada nos pinos, (principalmente as pinagens que vão de encontro ao processador mpeg).
Verifique a soldagem do cristal de 27Mhz, se possível retire da placa e de uma limpada no seu terminal e limpe também a placa onde ela é soldada. Uma pequena inferruchada nos terminais para a placa pode atrapalhar o funcionamento do oscilador cristal. As vezes a própria solda se apresenta seca, com aparencia de chumbo resecado. Ressoldando pode melhorar ou evitar que de futuros defeitos. Ae sim, visto todos esses processos e não obtendo resultados, ae sim você pode pensar em trocas de componentes que possam apresentar esses defeitos, como a unidade, por exemplo. Aliás, mal contátos de pinagem dos Cis de memória com o processador pode também travar os comandos ou nem funcionar o dvd, fica travado ou não liga. Verifique isso. Digo as memórias FLASH e a EEPROM. Essas dicas é bom para quem não tem o osciloscópio para saber se determinada forma de onda está chegando no pino “tal” do ci ou se está saindo esta onda do ci e o outro está recebendo.
Essas dicas mecionadas são nos casos em que a fonte está perfeita, ou seja, as tensões estão lá.

TVC CCE HPS2081 – Tv não liga. O led fica aceso e não oscila o horizontal. O +B ok. Ao tocar o dedo no Q802 (fonte stand-by) com o dedo imudecido com saliva ela arma e oscila ligando o tv. Se desligar ele não ligará denovo. Fui confirir a fonte de 5Vcc de stand-by e tinha 4 ou 4,3Vcc: troquei o diodo zener D823 sem medir, ou seja, medindo está bom, mesmo assim troquei e voltou a ligar pelo botão power numa boa, é mole! È um zener de 10V que vai na base de Q802 da fonte de 5Vcc “stand-by”. Eu já tinha trocado um outro zener mais a frente, de 5V1 na mesma fonte, mas essa (D823) não apresentava defeito na primeira vez em que eu consertei. Vale salientar que, ao apertar o botão power o tv só ligava em 3 a 5 minutos depois de vez em quando.

TVC SEMP TOSHIBA TV2016MMS – Som rouco e baixo nos dois canais: Q906 na placa do cinescópio, trocar e pronto.

TV CCE HPS2090C – Tensão de 180v muito alta, marca 256v e por isso estoura o capacitor C555: Trocar o C415 (33mF/160v), se não der solução, trocar o fly.

TV TOSHIBA U4 – Variando a sintonia: T151 e T152 e resolvido.

TV PANASONIC 20A10 – Tela azul e sem sintonia: R106 aberto, estava sem tensão no pino BTL.

TV TOSHIBA 2958 (H) FS – Vertical dobrando: faça isso = R310 de 4K7 mudar para 5K6. Alterar a memória (vcen) de 28 para 37 entrando no modo serviço “D”.

TV SAMSUNG CN-5039VB – Barras coloridas na tela iguais ao do gerador de barras: CI do vertical (TDA8356-3Y) ruim, coloquei o TDA8356-2 e tá jóia.

SOM BRITANIA BS-368 – estando frio lê cd que é uma maravilha, ao esquentar não lê mais: Trocado a unidade.

TV SHARP 1453 – Fonte com 50V e variando: Os três resistores de 1R abertos, colocar exatamente os 3 de 1R, fica entre um pino do fet e o terra.

TV TOSHIBA TC-2084 – Sem áudio: Q612 no pci slot (plaquinha em pé) em curto.

IMPRESSORA HP DESKJET 3550 – Inoperante. O led acende em vermelho e piscando: C29 (56mF/35V), pode ser em qualquer linha HP que use a fonte bivolt com tensões de saída +32 e +15.
PLAY ONE SCPH-101 – Coloco o cd roda e reseta, iniciando novamente a busca de foco. Parese que vai identificar o cd mas reseta denovo: CE1 (22mF/400v) da fonte ruim.

TV SONY KV2970T – Imagem distorsendo em A/V, ou seja, coloco o dvd e a imagem fica como se estivesse com ondas, sincronismo H meio fora. Entortando no meio da tela: Troquei C324, C326, C583 da saída do pino 14 do IC581 e o R575, tudo smd e a imagem ficou boa.

TV PHILIPS 29GX1898/78 - Desliga depois de algumas horas ligado. As vezes não quer ligar e ao ficar medido o circuito liga sozinho sem mais nem menos: Ver todos o cap. Eletrolíticos da fonte, são os azulzinhos, neste eu achei o C2506, ao encostar o ferro quente nele funcionou o tv. Fica na plaquinha de pé ao lado do transformador da fonte. Veja o C2516 também se for preciso.

TV LG CP-20J52A – Tv com chuvisco. Não sintoniza nenhum canal. Tensões no seletor normal: D22 no pino 57 do IC501 em curto.

TV SONY KP-41T65 – tela com problema de convergência:Trocar o STK`s da convergência e pronto. Fechar a tampa traseira para efetuar os ajustes se não a luz pode atrapalhar os sensores que ficam nas laterais da tela, ou presionar a tecla FLASH FOCUS com a tampa traseira fechada.

SOM PHILIPS FWC-270 – Sem som em 110v, em 220v normal: Fet 7302, coloquei um de maior potência. Pode aconteser de ligar nada em 110v e ligar em 220v.

TV PHILIPS 28GR7585 – Tv apagada. Ao ligar faz um zumbido estranho: Bom, vi o tsh em curto e o C306 com um dos seus terminais cortado bem rente para não ser percebido. Ao arrumar tudo e ligar o tv, queima de imediato o tsh. Vi que colocaram a defletora horizontal em curto com um fiozinho. Tirei o curto e a fonte veio normalizada, porem com a tela escura.
Bom, vi o vertical fechado e reparei que o ci do vertical não era o original, ou seja, no lugar do TDA3654Q estava o TDA3651AQ, é mole! E estava em curto ainda. Troquei e o tv voltou ao normal. Mais uma mexida de propósito. E veio de uma autorizada.

TV CCE HPS2007C – Coloco na tomada de força e o tv vem em stand-by. Aperto o botão de power e liga com um risco verde horizontal. Não seleciona canal e sem áudio. Teclo novamente no botão power para desligar e ele não desliga, ou seja, não vai para o stand-by, só se desligar da tomada e religar na tomada. +B da fonte e fly normal: Q802 e Q805 trocados sem medir e resolveu o problema. Se não resolvesse eu iria checar o C701/702 e o cristal de 12Mhz.

TV GRADIENTE TV2020 – Não liga. Ao apertar o power a fonte parte mas não oscila o horizontal, e logo após desliga: Substituí o fly (0V2094/-H 08292ft) e resolvido.

TV TOSHIBA TV1495 – Só fica em stand-by: troquei o Q430 e ao ligar veio com o vertical fechado, trocado o STV9302.

CONTROLE REMOTO RC10/19/22/25/26 - Defeciência no funcionamento desses controles: ressoldados todos os circuitos “componentes” e retirado o capacitor C2 do reset e pronto.

TV CCE HPS1402 – O transistor Q402 tsh queima sem causa aparente. Pensei logo em transistor falso, mas ao comprar em outra loja voltou a queimar: Fiz a alteração recomendada R411 de 2K2/3w por 4K7/3w. Foi substituído e sanou o problema.

TV CCE HPS1402 – Em stand-by percebi o aquecimento do R411. Foi feito o seguinte: Retirei o jumper JC16 e no lugar coloquei um capacitor eletrolitico de 1mF/50v com o positivo no R407 e o negativo no D405. Inclui um resistor de 22K em paralelo com o diodo 1N4148 na base do Q401 e resolveu o problema.

TV CCE HPS1403/2003/2006/2706 – Tv não liga. Led stand-by fica piscando: C826 em fuga.

TV CCE HPS1405/2005 – Queima o IC901 (TDA6107) – Além de troca-lo verificar o D902/903/904.

TV CCE HPS1470/2070 – Quadro reduzido nos 4 lados: Neste caso o resistor 8K2 estava correto para a versão do ci 5Y, então foi resolvido com a troca do cristal X501.

TV CCE HPS2080/1470/2070/1480 – Apito na fonte em stand-by: Troquei o STR50103 e resolveu.

TV CCE HPS14R/1481/2081 – O transistor Q401 queima direto: Encontrei o D406 em fuga. O D407 se estiver com fuga também pode queima-lo.

DICA PARA A TV CCE HPS2181/2781 e 2981 – Tv não liga. Fonte normal: Alêm de verificar a fonte de 5vcc, reset, cristal de 10Mhz, teclado, power, etc, deve-se verificar as vias de comunicação SDA e SDL entre o micro IC701 e a memória IC702 (C718, C719 e o IC702), como tambêm as via de comunicação ENABLE, DATA, CLOCK entre o micro e o sintonizador – C763, C764 e o próprio seletor. Qualquer problema nestas vias de comunicação pode travar o micro.

TV TOSHIBA TV-2084. CHASSIS U15 – Sem vídeo. Imagem bem no fundo, quase que invisível. E com a tela azul até em a/v: D901 em curto na placa do trc.

TV CCE HPS2004 – Só aparece imagem se der um toque no screen. Se desligar o tv e ligar denovo terei que tocar o screen para aparecer imagem: TDA8841 ruim.

UMA DICA IMPORTANTE:Não sou um mestre em consertos, mais quero dar uma informação no reparo de Tvs quando em stand-by, ou seja, led acesso e a tv não arma.
Bom, como é de regra as partes que testamos ou devemos testar nestas condições é o pino power do micro que, normalmente tem que estar zerado quando ligado e com alguma tensão quando desligado, pode ser que em alguma tv o processo seja o inverso, deve-se acompanhar o manual do aparelho.Ver se tem pulso de HD na base do transistor driver horizontal, pois sem esse pulso vindo do ci “normalmente o ci faz tudo” o TV não parte. Se nestas partes estiverem de acordo ver pulsos do cristal oscilador de 10Mhz, normalmente é essa a frequência ussada, podendo variar de acordo com o projeto da TV. Se esse cristal não oscila a tv não parte. Ver se tem alimentação no ci faz tudo, o VCC ou HVCC, é normalmente de 8 a 8,2v. Se o ci faz tudo não é alimentado ele não liberará tensão ou tensões em pontos que precisam delas, por exemplo, tem tv que o ci libera 9v para um determinado ponto estando tudo bem na sua inicialização.
Temos também o pino de reset, devemos ver esse pulso se está presente. Há casos em que liberamos aterrando o pino de reset. Acompanhe o manual do aparelho. Ver se o cristal oscilador de horizontal que normalmente está ligado no ci faz tudo está oscilando, frequencia fora ou sem oscilação pode fazer a tv entrar em proteção. Uma outra coisa importante é ver os pulsos de CLOCK e DATA entre o micro e a memória se está ok e se está avendo essa comunicação e, “importante”, se tem presente a tensão de 5vcc na memória e o micro, normalmente tem Tvs em que essa tensão alimenta-os.
Temos a famosa analise de desligar o fly ou o vertical pra ver se o tv arma, olha...isso vai depender muito do projeto da tv, sabe porque, vejamos o caso da SONY: tem uma tv sony chassis BA-5D que não adiantaria, no meu ver, desligar o vertical para ver se a fonte arma, e sabe porque?
Bom, esse ci “vertical” tem que enviar um pulso para o micro, pulso vertical, e sem esse pulso o TV não liga, se ele estiver já ruim mesmo, então não adianta desligar, pois já está sem enviar pulso estando ruim, se estando bom e desligando-o, ficara sem enviar pulso para o ci e o tv não ligará.
Como pode ver, pode ser ilusório analisar desligando esse ci do vertical, pois acionará a proteção I-PROT do tv.
Uma outra coisa dessa tv é que, desligar o +B do FLY dessa tv para ver se arma também é ilusório, pois se ele alimenta o vertical com, por exemplo,(+12 e -15), ao desliga-lo o ci ficara sem essa alimentação não deixando o tv ligar por falta de pulso vertical para o ci, uma vez que o ci vertical não está sendo alimentado. É até importante ver antes de desligar o transformador de MAT, se ele alimenta o vertical e se o vertical fornese pulso para o ci mediante a dependência de alimentação do fly. Verifique com o esquema do tv. Se for assim, então não adianta desligar para ver se parte. O máximo que dá pra saber é se o +B da fonte volta ao normal, se desligar a carga para saber se tem curto no secundário, isso sim é possível. Se o tv que vc analisa tem o ci vertical que depende da alimentação do transformador fly, então veja se tem essa alimentação. Olha, cada tv tem a sua forma de circuito, então, veja o esquema como ela é. Esse exemplo eu dei com a Sony pois o circuito dela é assim. Há casos de tv que alimenta com uma tensão relativamente alta, o circuito de rgb, normalmente desabilitamos para ver se volta a armar a fonte e a tv ligar.
Vejamos um exemplo de power de algumas Tvs para teste: MICRO DE 5V DIRETO> Muito ussado em tv que usa relé. Quando em stand-by, o pino power do micro fica com 0v e ao ligar, o pino vai para nível alto, ou seja, 5v.
MICRO DE COLETOR ABERTO> tem o transistor interno que mantem o pino power do micro com 5v e ao ligar, vai para nível baixo, ou seja, cai para zero volts.
Temos outro análise de stand-by = temos circuitos que funcionam assim; o pino power do micro com 0v ligado a base de um transistor externo que funciona como chave e o coletor desse transistor é ligado a base de um outro transistor que é alimentado pela fonte via emissor com,
por exemplo, 20v que é também uma chave deixando o HVCC do ci faz tudo com 0v em stand-by.
Pois bem, quando apertamos o botão power da tv, o pino power do micro vai para nível alto (5v) e joga essa tensão na base do transistor chaveador que passa a conduzir alimentando a base do outro transistor chaveador, que é aquele alimentado pela fonte de 20v pelo emissor, passando a conduzir e fazendo essa tensão de 20v passar por ele e chegar a 8v no pino HVCC do ci faz tudo.Com isso, libera o H-OUT para a base do transistor driver (H). Muitas Tvs ussa esse processo de ter transistor chaveando a tensão de stand-by, ou seja, estando em condução é como se fosse uma chave fechada, permitindo que chegue tensão ao pino HVCC do ci faz tudo.
Agora, é claro que tem tv que funciona de maneira inversa, ou seja, desligada tem um tensão no pino power e ao ligar, fica zerada o pino power.
Vamos então seguir a rotina de testes: *Verificar fonte de stand-by de 5v na etapa digital do micro, ou outra tensão de acordo com o tv.
*Sinal de clock produzida pelo oscilador a cristal do micro.
*Sinal reset do micro.
*Barramento de comunicação do micro com a memória eeprom.
*Sinal de power on do micro e a comutação de fonte.
*Alimentação HVCC parte analógica do micro.
*Sinais de HD e VD osciladores provenientes do micro.
*Sinal FBP proveniente do TSH.
È premordial que você siga a rotina de testes porque, não adianta verificar o oscilador horizontal se o micro está sem o HVCC. E um ponto importante é verificar as alimentações e o sinal de CLOCK que sem esses caras a tv ficará totalmente inoperante.
Bom, espero ter ajudado ou esclarecido até aqui.
Abraço – Ted (msted@ig.com.br) – MSN> mpbmusic4@hotmail.com
Obs: Na tv sony que eu sitei acima, a proteção de vertical e horizontal é uma só, já que uma trabalha com a outra, ou seja, sem o H mata o V e o tv desliga. Sem o V o tv também desliga, mesmo estando o H bom.

DICAS DE DEFEITOS POR MARCAS APARELHOS - 5
TED > Téc. de Tv – Som – Dvd – Pc – Forno Microondas.
TV TOSHIBA CH14 – Liga e vem com o horizontal virado: IC8813 ruim.

TV TOSHIBA 2996 – Liga e vem com uma imagem esticada, ou seja, linearidade vertical esticando a imagem. Depois de um tempo ligado, ela reduz mas sem reduzir o alongamento: C305, próximo ao ci faz tudo.

TV LG 9311 - O sistema de cor está em pal-g, preciso mudar para ntsc: Para mudar segure a tecla pause do cr por alguns segundos e pronto.

TV CCE HPS2065 – Tela escura. Som normal: Soquete oxidado, ao trocar, veio a imagem toda manchada como um arco-íris, chave serviço/normal aberta.

MICROONDAS PANASONIC NN-G54BH – Segundo o cliente, após a troca do magnetron o forno não aquece e desliga após 25segundos: Depois de verificar tudo que é componente nesse forno e não achar nada, fui verificar o magnetron que o cliente colocou, e vi que o que estava lá era o (OM75P), fui verificar qual era o que estava lá antes e vi que era o (OM75SI) da Samsung. Coloquei o original OM75SI e voltou a funcionar legal, ou seja, só pode ser o original ou o compativel com esse forno, no caso, o da Samsug propriamente dito ou a da própria Panasonic 2M236.

MICROONDAS PANASONIC NN-S50BH – Depois de 25 segundos trava tudo e só volta a funcionar se desligar da tomada e ligar denovo, troquei a membrana e deu na mesma: Imagini, membrana nova ruim, coloquei outra e deu certo.

UMA INFORMAÇÃO: Som Philips tipo (FWCxxx), usa o fet (STP16NE06FP), esse fet é de 16 Ampéres. Os substitutos mais potentes que você pode usar, se quiser, são (STP20NF06), que trabalha com corrente de 20A. E o (BUK7535-55A), que trabalha com corrente de 35A.
Não é a primeira vez que pego esse fet ruim nos aparelhos de som Philips linha FWC.

VOLTANDO A FALAR DO STAND-BY DA TV: Bom, depois do assunto que foi descrito na página anterior sobre os testes de tv em stand-by, e não sai disso nem com reza braba, lembrei de outra forma de fonte stand-by muito ussado nas tv´s.
Bom, no desenho de bloco anterior eu mostrei o micro que controla dois transistor, sendo um de média potência, que leva o +B ao pino HVCC do CI faz tudo. Assim o oscilador horizontal funcionará ligando o tv.
Temos um sistema muito usado pela Mitsubishi e Philips. Consiste num transistor controlado pelo micro. Tal transistor vai ligado num fotoacoplador ou outro que possa controlar o +B das saídas da fonte. Quando em stand-by, o micro polariza esse transistor de modo que o +B da fonte diminuam pela metade. Não serão suficiente para ligar o tv, apenas manterá o micro alimentado com 5v esperando uma ação. Quando ligado, o micro despolariza o transistor e assim os +B são restabelecidos.
Repare que nesse circuito o pino “PWR” fica em nível baixo quando ligado o tv, ao contrário da outra figura de bloco. Desligado, vai para nível alto, ou seja, os 5v para manter o micro ligado.
Como eu disse, cada caso um caso.
Aguardem novas dicas.

TV SHARP C-1413 – Parada. Tensões normais e não liga: Ci TDA8360 ruim.

TV PHILCO PSC2956N – Mancha redonda e colorida no meio da tela e imagem normal. Desmagnetizo o tubo mas ao religar a tv, volta a mancha: Rele da bobina de desmagnetização com defeito. Desmontei-o e arrumei as chaves de contato que estavam um pouquinho sapecadas.

TV SHARP C-2053 – Liga e depois de certo tempo desliga. Se desligar da tomada e ligar novamente, ele volta a funcionar por alguns minutos e torna a desarmar: Tubo. Fiz um novo rolamento para alimentar o trc e deu certo.

TV MITSUBISHI TC1418PS – Só fica em stand-by: o STR que estava lá não era o original, foi colocado o original e resolveu o problema.

SYSTEM SONY HCDRG-33 – A gaveta não obedece o comando. Só gira quando liga o som e depois, não gira mais e não abre também.No display aparece o comando open: Bom, refiz as graxas, limpei as engrenagens e troquei a chave de final de curso da unidade ótica.

INFORMAÇÃO: O CI STK419-130 pode ser substituído pelo STK419-140, o inverso não, ok!

TV CCE HPS1402B – Tela da tv cinza, ou seja, tem trama mas sem imagem. Barras coloridas nas laterais, como se fosse um gerador de barras. Aliás, esse defeito foi persebido porque eu abri um pouco o screen da tv, no caso a tela estava escura: IC do vertical ruim.

TV PHILCO PCM2044 – Liga e desliga em segundos: C719 (10mF/250v) ruim na linha de 180v, foi só trocar e ir pro abraço.

TV PHILCO TP1452N – Os resistores R922 e R923 de 0.47R, abrem ao ligar o tv: Encontrei o Q101 em curto, é smd no lado do micro, ligado ao pino de reset. È o +B5. Uma observação importante, é que os resistores não aparentão aberto, ou seja, não torram, apenas abre como um fusivel. Sei que abriram pois não tinha a tensão de +B5, e nem dava tempo de ter, pois ao ligar eu via que estava sem o +B5 denovo e os mesmos abriram, e o led fica apagado. Aproveite de uma olhada no D923, com serteza estará em curto.

TV CCE HPS2071 (ou outros modelos cce) – O tv parte e desliga logo em seguida = a partida inicial do oscilador horizontal é feita pelo 3v3 através do Q804 alimentado por 16v da fonte através do D808, neste caso o Q802 faz a fonte de 8v através da fonte de 12v vindo do Fly então, existindo essa tensão o tv tem que funcionar, quando não funcionam, na maioria das vezes é o Q802 alterado.

SOM GRADIENTE AS200 – Falha na abertura e fechamento da gaveta: Foram encontrados os transistores T312/313/314 e 315 alterados e, devido a isso, foi afetado o T706 também, “é sempre bom verificar”. No lugar do jumper J302 coloque um resistor de 4,7R/0,5w para evitar problemas novamente.
(Aquarde novas dicas de defeitos coletados) – Ted

*TÉC. TED

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    Carlosramos
    (Login Carlosramos)

    Re: DICAS DE DEFEITOS (4) - ANOTEM.

    Sem pontuação para esta mensagem
    March 22 2008, 8:21 PM 

    Muito obrigado!

     
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    (Login nilsonsantos)

    OBRIGADO PELAS DICAS

    Sem pontuação para esta mensagem
    March 22 2008, 11:02 PM 

    VALEU AMIGO MUITO ABRIGADO PELAS DICAS.

     
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    (Login celiomarcos3)

    Re: DICAS DE DEFEITOS (4) - ANOTEM.

    Sem pontuação para esta mensagem
    March 24 2008, 7:21 AM 

    Novamente agradeço por nos ajudar com seus conhecimentos.
    Já está gravado aqui suas preciosas informações.

    Abraços.

     
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    (Login Aleff_sp)

    Re: DICAS DE DEFEITOS (4) - ANOTEM.

    Pontuação 1.0 (1 pessoa)
    March 24 2008, 9:43 AM 

    Obrigado pelas dicas... Continue mandando .. são muito uteis.


    Vlw

     
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    Current Topic - DICAS DE DEFEITOS (4) - ANOTEM.
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