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DICAS DE DEFEITOS (6)-ANOTEM.

April 17 2008 at 4:56 AM
Pontuação Média 3.0 (2 pessoas)

TED  (Login msted)
Membro VIP

 
DO 1 AO 5 ESTÁ NESTE FORUM.
QUEM NÃO PEGOU É SÓ PROCURAR NAS PÁGINAS DO FORUM.

DICAS DE DEFEITOS POR MARCAS DE APARELHOS - 7
TVC PANASONIC TC14C7 – desligando sozinha: Troquei os diodos D528/544/413/543. Coloquei o 1N4148 e ficou beleza.
TVC SEMP TOSHIBA LEM – Não liga: TB1275N “OSC.H.” ruim.
TVC PHILCO PCM 2051 – O chassis é o cph06m. Led piscando direto: C704 alterado para 4k7.
TV CCE HPS 1401F – Desliga em 10minutos e se insistir passa a desligar em 5 minutos. O defeito se manifesta quando o aparelho está quente. Usei o ESR para medir os capacitores, o qual mediu normal, então pensei em medi-los quando quente, ou seja, esquenta-los e medi-los com o ESR: Achei o C402 de 10 mF alterado quando aquecido, ele é o acoplador dos pulsos horizontal. Notei que antes de desligar, o horizontal fugia a frequência, ficando a imagem deitada, dava tempo de ver rapidamente. É, esse aparelho ajuda e muito.
TV PHILIPS – Esqueci o modelo mas é um que tem o transistor smd numerado como “7484” BC847B, então, a tv não ajusta a geometria: É esse transistor smd 7484 com fuga entre coletor e emissor.
COMO DESATIVAR A PROTEÇÃO – Bom, fiz na Philips e na Panasonic de 29p e deu certo para análise. É o seguinte, a tv oscila e desarma em 3 segundos: Desliguei da rede e curtocircuitei por um momento os pinos 5 e 6 da EEPROM cortando assim a comunicação com o micro. Deixando bastante tempo ligado, funcionando belezinha sem a proteção, saiu uma fumaça do fly com um barulhinho tradicional “tuff” fazendo um buraco no topo do fly. Constatado que o defeito era o fly, como eu já desconfiava.
Ver se em outras marcas da certo o tipo de teste improvisado. Se armar e funcionar bem o tv, o fly tá baleado.
TV 20GL1345 PHILIPS – O defeito era, não acionava o A/V: Era só colocar a versão 16 e funcionou.
TV GRADIENTE TV1421 – Linha de retraço na tela mas os 180v normal: Regravei a EEPROM e voltou ao normal.
TV CCE HPS 2004 – Led piscando, não parte. “De repente liga”. Se desligar denovo pelo power não ligará novamente: C812 “47mf/25v” ruim.
TV CCE HPS 1471 – Celetor intermitente. A tela fica azul, sem sintonia. Caracteres normal.
Oras o celetor volta a funcionar: Solda fria nos terminais de contato do varicap por dentro, foi só ressolda-las e pronto. O varicap que eu falo é o próprio celetor, os terminais que soldam pra placa de circuito impresso.
TV PHILIPS 14GL1015 – Parada. Onde devia ter 70v tem só 9v. Leve apito na fonte e ao desligar o tv o apito se extingui gradativamente: Transistor BF423 posição 7345, trocar sem medir.
TV CCE HPS 2007 – Meia tela, do meio pra baixo. Parte de cima preta e com linhas de retraço: Diodo D301, trocar sem medir.
TV SANSUNG CL21M21MQ – Led piscando e não liga: Diodo 1N4148 na posição J823 aberto.
TV TOSHIBA TV2998 IMS LEM5 – Linhas de retraço na parte superior da tela: C308 trocar sem medir “100mF/50v”.
SOM KEWOOD XD-752 – Aparelho desliga: Após a troca do CI STK411-220 o som desliga, pois a parte metalica do aparelho serve de terra para a etapa de áudio, sem o mesmo ele desliga.
EQUIVALENCIAEQUIVALENCIA: IRFZ46N ou P16NE06FP ou P8NC60FP – Substitui um pelo outro e o aparelho que os usam funcionou normalmente.
TV PHILIPS 29GX1898 – Liga direto com chuvisco e sem OSD, comandos travados: C2428 com fuga.
TV LG CP20B8S – Osd sintilando: Fly novo ruim.
TV SONY KV2160B – Led piscando e som ok, tela escura: IC 682, regulador de 9 volts ruim.
DICAS DE APARELHOS DE SOM AIWA
NSX-999, NSX 999-MK2, NSX 2200
Defeito : Display fraco.
- Trocar capacitores eletrolíticos C107 e C108 (Placa lateral, próximo aos capacitores da
fonte).
- Sempre ressoldar os pinos do filamento dos dois displays, pois sempre dão mau contato.
Defeito : Bandeja giratória do CD parando fora de centro.
- Na placa do CD, no pino 12 do conector, existe um capacitor (na maioria dos modelos é
de 33 μF). Em paralelo tem um resistor SMD de 1K (102).
Substitua esse resistor por um de 1K5. Não se esqueça sempre de remover toda a graxa
velha do conjunto e re-engraxar e também de trocas as correias da gaveta e da bandeja.
NSX-F959, NSX-F969, NSX-F960
Defeito : Display apagado.
- Troque o fusistor PR 107 do painel frontal. Essa é mais uma das falhas de projeto desses
equipamentos, onde o fusístor foi mal dimensionado.
Se possível troque-o por um de 1A, se não encontrar, coloque um resistor de 1 Ohm por 1
Watt.
Defeito : Controle de volume não atua ou está muito instável (para todos os modelos de
chave giratória).
- Remova a placa frontal e remova a chave giratória de volume. Desmonte-a e limpe toda a
graxa com benzina.
Limpe a pista de contato com Kaol, Brasso ou algum polidor semelhante, até que a
superfície fique brilhante.
Aplique uma fina camada de graxa de silicone (não exagere!).
Aperte os contatos e monte a chave novamente. Funciona em 99,9% dos casos, desde que
se tenha cuidado na desmontagem / remontagem.
TODOS OS MODELOS DE TOCA-FITAS AUTO-REVERSE.
- É comum esses aparelhos travarem os compartimentos do cassete.
Para resolver isso, sempre troque o kit de correias, mesmo de equipamentos que ainda não
apresentaram esse defeito. Isso é uma forma de manutenção preventiva, evitando
reclamações dos clientes poucos meses depois da retirada de um aparelho.
- Remova o mecanismo do toca-fitas e remova as correias velhas. Limpe os volantes com
álcool, principalmente por onde passam as correias.
- Com um pincel fino retire toda a poeira e com cotonetes limpe os cabeçotes e os rolos
pressores. Não coloque graxa e nem um outro tipo de óleo, pois isso só atrapalha nesses
mecanismos.
- Depois de recolocadas as correias faça o teste manual antes de colocar o mecanismo no
lugar. De um toque na solenóide que fica atrás do conjunto enquanto gira os volantes.
A seqüência é:
> 1 toque - Carrega o mecanismo até a posição play (cabeçote em cima, rolos encostados
no capstan)
> 2 toque - Desloca o mecanismo para a posição FF ou RW (cabeçote em cima, rolos
desencostados do capstan)
> 3 toque - Mecanismo se descarrega (cabeçote desce e fica a 90 graus da posição play).
- Se durante o carregamento do mecanismo para a posição play você segurar o solenóide ao
invés de dar apenas um toque, o cabeçote vira para a posição
play, mas 180 graus em relação á carga anterior, ou seja, na posição play-reverse.
O restante é o mesmo procedimento.
- Teste os dois mecanismos, então o recoloque para os testes finais e ajustes.
- Com o mecanismo no lugar, você poderá acioná-lo sem fita para saber se está tudo OK.
Abra o compartimento do cassete e com o dedo pressione a chave que fica na parte de cima,
bem no meio do mecanismo.
Acione play no painel e veja se tudo está OK. Poucos segundos depois ele dá o auto-reverse
automaticamente. Veja se gira o conjunto bobinador e capstan normalmente.
Esse procedimento é bom para se poder limpar os rolos pressores e o capstan com algodão
enrolado numa chave de fenda. Use para isso álcool, nunca benzina.
msted@ig.com.br
DICAS DE MANUTENCÃO EM APARELHOS DE SOM
AIWA COM SAIDAS DE SOM TRANSISTORIZADAS
Essas dicas servem para aparelhos modelos:
- NSX-S70 - NSX-S74 - NSX-S90 - NSX-S74
- NSX F-9 (somente os modelos com saída transistorizada)
- NSX-F12 - NSX-F15 - Z-R710 - Z-R800 - Z-R900
O defeito mais comum desses modelos e na saída de som, o que também faz com
que o aparelho não ligue, dando a impressão que o micro-controlador do painel
está queimado.
Em 99,9% das vezes são apenas um dos pares de transistores de saída que estão
em curto.
Quando se depararem com um aparelho desses totalmente apagado, siga as
instruções abaixo na seqüência e você economizara tempo.
Antes de iniciar, descarregue os capacitores da fonte na placa lateral.
Use um resistor de 100 Ohms e 5 Watts para evitar estouros.
01 - Meça o fusível de AC. Medindo resistência nos pinos do cabo AC, devera
haver uma resistência baixa e próxima de 1 Ohm. Se não der resistência, veja se
o cabo e o fusível estão inteiros. Se estiverem vá direto ao fusível térmico que fica
entre dois pinos do trafo. Basta fazer um “jump" entre esses dois pinos e testar a
resistência no cabo AC novamente.
02 - Se tudo na entrada estiver correto, então meça os 4 fusitores da placa do
transformador, ( PR001, PR002, PR005, PR006 ). Uma dica é, para medir se os
fusitores estão inteiros sem retirar o trafo do lugar basta medir a resistência no conector
WH101, na placa lateral. Devera ter uma resistência bem baixa, menor que
1 Ohm em relação ao terra. Observe que dois desses terminais do conector não
dão em relação ao terra porque são do filamento do display.
03 - Meça agora os 2 fusitores da placa lateral (PR201 e PR202).
04 - Meca os Mos-Fets 2SK2723 (Q219 e Q220). Em alguns aparelhos são
usados outros códigos. O substituto universal para eles e o BUK444-500.
O defeito mais comum nesses Fets e entrarem em curto. Com o multímetro na
escala X-1, com a ponta preta no terminal central, não deverá apresentar
resistência baixa.
Algo acima de 1K estará normal, o importante e não haver curto entre o D e o S.
Fora do circuito e fácil disparar o Gate desses Fets, colocando a ponta vermelha
do multímetro no S, a ponta preta no D e, sem tirar a ponta preta do D, dar um
toque no G. Assim teremos certeza que o Fet está bom.
05 - Meça os transistores de saída. O único defeito que dão é estarem em curto.
Colocando as pontas de prova do multímetro entre o coletor e o emissor é fácil de
constatar.
06 - Meça os diodos de polarização que ficam entre as bases dos transistores de
saída. Meça também os resistores de ( 0,15 Ohms por 2 Watts ), que ficam nos
emissores.É comum que num canal queimado esses resistores abram ou alterem
seu valor para mais. Isso causa desligamento do aparelho ao aumentar o volume.
Observação:
Até aqui seria para o aparelho estar ligando normalmente.O que pode ocorrer aqui
agora é um desarme ao apertar o botão Power.
E ntã o siga os detalhes abaixo para sanar esses problemas.
01- Na placa lateral e veja se nos coletores dos transistores, Q101 e Q102 ( no
dissipador ) tem 12 volts. Essa e a tensão de Stand-by do aparelho.
02 - Meça a voltagem no estágio médio, que vai até os Falantes.
Sempre devera estar em 0 Volt.
03 - Veja se o terminal de proteção (Hold), tem uma voltagem em torno de 4Volts.
04 - Meca os resistores R287 e R288 (SMD de 39 Ohms).
Meça também os resistores R215, R216, R291 e R292 (SMD de 100 Ohms).
Se tudo estiver normal e ainda desarmar, verifique os circuitos de proteção :
A - Detector excesso de corrente no estágio médio (Q213 e Q214)
B - Detector de DC no estágio médio (Q106 e Q107).
C - Detector de falta de tensão AC que vem do trafo (Q108 e Q109). O transistor
Q110 e o responsável final pelo Hold (trava) em caso de DC na saída ou falta de
uma das tensões do trafo.
Depois que estiver funcionando tudo normal, é aconselhável fazer uma alteração
recomendada pela AIWA para evitar danos ao Fet (Q219), que provavelmente foi
vitima de um erro de projeto.
01 - Remova o R237 e SMD 470K
02 - Remova o R239 e SMD 1K
03 – Remova o D227 e coloque o seu anodo no catodo do D219 e seu catodo
mantenha onde estava antes, ou seja, no Gate do Fet Q219.
04 - Coloque um Zener de 10 Volts e 500mW em paralelo com o capacitor SMD
C215. O catodo desse Zener ficará no gate do Fet Q219. Fazendo essas alterações
diminuem os retornos por queima de saídas e Fets.
Outra coisa a ser observada sempre e o estados das caixas de som. É comum a
queima do divisor de freqüência e também dos alto-falantes. Alto-falantes que estejam
“batendo bobina", queimam a saída de som facilmente. Para testes seria
bom usar uma carga resistiva de 6 ou 8 Ohms por 200 Watts. Já tive muitas experiências
desastrosas com alto-falantes recondicionados, causando retorno do aparelho
e da caixa, ambos queimados. Se for possível, use peças originais
É melhor e mais garantido. Uma boa recondicionadora pode resolver o problema,
porem aqui na minha cidade não tive sorte ainda. Espero que essas dicas ajudem
á todos que se aventuram na manutenção dessas “buchas" da AIWA.
Não se esqueçam da boa e velha lâmpada série e de uma boa limpeza na placa
com benzina ou ( álcool isopropílico ).
msted@ig.com.br
CD girando ao contrário, motor sled se desloca até o final e engrenagem fica
batendo. Circuito utilizando: VAM2201 e SAA7325
Verificação inicial:
Sem o disco empurre a unidade para o final.
Ligue o aparelho na função CD e observe se:
1. A unidade se desloca até bater na chave;
2. O Led da unidade acende;
3. As bobinas da lente se movimentam para cima e para baixo;
4. Após efetuar todas as funções acima é mostrado "no disc".
Se esses passos forem seguidos em seqüência e estiverem funcionando tudo em ordem podemos constatar
que:
O IC SAA7325, a fita, e a unidade ótica estão bons. Portando qualquer tentativa de troca desses
componentes é inaceitável.
Próxima verificação:
Com o CD inserido no compartimento:
A unidade ótica acendendo, bate na chave as bobinas fazem o movimento de sobe e desce e:
1- disco não gira:
Verifique linha do pino 8 ao 13 do SAA7325, linha Din (pino 5 do IC TZA1025) em busca de capacitor
smd , resistor alterado ou faltando corrente no diodo. Nesse ultimo caso a unidade não acende
2 - O disco gira rápido no sentido correto, o motor sled vai se deslocando lentamente e não encontra o toc
(número de faixas) e fica girando continuamente. Nesse caso, a unidade não está focalizando então
experimente efetuar os seguintes procedimentos:
a)- Alterar a R708 de 12K para 5K6 de acordo com a circular técnica 14.
b)- Fita flat com mal contato ou partida.
c)- Capacitores smd da linha dos pinos 8 ao 13 do SAA 7325 alterado, ou aberto.
3- O disco gira rápido ou não e em seguida inverte a rotação e o motor sled se desloca até o final e fica
fazendo barulho continuamente sem parar:
Capacitores smd linha dos pinos 8 ao 13 do SAA 7325 até o conector da fita flat da unidade.
Notas:
a) - Nesse último caso, os capacitores com fuga (apresentando resistência ou aberto ) fazem exatamente o
mesmo problema portanto, não tente fazer testes retirando-o do local.
b) - Recomenda-se o técnico dispor de valores iguais (220pF e 4KF ceramico ou poliester
convencionais), retirando o par de uma das linhas e substituindo e efetuando testes para verificar quais
estão com problema. Esses capacitores smd já estão sendo fornecidos pelo fabricante.
4 - O disco gira, lê o toc normalmente, começa a efetuar a leitura da música e logo em seguida se perde
entrando em stop:
Componentes do driver do motor disc alterado (geralmente resistor ou capacitor).
Sr. Técnico não substitua ICs, unidades óticas sem sequer verificar o sinal de RF. Esse sinal é composto
de tres senóides e deve apresentar um sinal limpo e com amplitude igual ou superior a 1,2Vpp sendo que
não é aconselhável valores superiores a 1,4Vpp.
Espero que com essa explicação eu tenha ajudado na compreensão e minimização de trocas
desnecessárias de componentes.
Os capacitores smd são encontrados nos pinos 8 ao 13 do SAA7325 que podem variar dependendo do aparelho.
TV CTO PHILIPS(todos os modelos) – É comum encontrar o defeito de “sem sincronismo” ou entortando a imagem no topo da tela: Trocar todos os capacitores eletrolas do setor do CI TDA2577, e se não resolver, trocar o próprio CI e o capacitor da fonte de 12v que o alimenta. Outro defeito comum a esse aparelho é funcionar intermitente ou apitando: C323, trocar sem medir.
TV MITSUBISHI TC 2041S – Não memoriza os canais: D771 ruim, ver também o R771 e ver se tem a tensão de -30v que alimenta a memória. Se não resolver troque o capacitor de “47mF/160v” que fica perto do fly.
TV PHILCO CPH-01 – Todos que tem esse chassis. A fonte não oscila: R1912 aberto. Se pegar sem contraste ver D302, é um zener em curto de 15v.
TV PHILCO CPH-02 – Todos com esse chassis. Vertical fechado na parte superior: C609, trocar sem medir. O mesmo tv fora de frequencia vertical: Trocar o C604 e, imagem dobrada na parte inferior da tela: C610.
TV PHILCO CPH-03 – Todos com esse chassis. O horizoltal não oscila: Defeito no vertical CI LA7837 em curto. O mesmo tv com a fonte parada: Ver R902/903 e 904.
TV PHILCO HITASHI PC 2004/1401 – Fonte não oscila: Resistor de 10K metal-filme ou de 6k8 alterado R701 ou R703, não lembro, mas alimenta o CI oscilador H/V. O mesmo tv não sintoniza os canais: Resistor de 22k metal-filme alterado. Saindo fora de sintonia: Trocar o varicap.
TV PHILCO QUE USA O CI STR 50103 – Fonte parada: Resistor de 470k aberto. Se o led pisca direto: Vertical em curto ou capacitor poliéster da fonte defeituoso. Se você se deparar com o diodo zener de 20v em curto, a causa pode ser o STR defeituoso. Ao trocar o mesmo troque também o diodo que retifica os 20v. Imagem entortando: Filtro de linha da fonte de 300v alterado.
DVD CCE – Para destravar faça isso: Pressione a tecla OPEN e aperte o botão ZOOM, aperte o botão A-B. Pressione as teclas na seguência – para cima, esquerda, para baixo, direita e pronto. Esse é definitivo.
MONITORES OU TV – Apresenta imagem sem definição e vai melhorando aos poucos: Retire o soquete do trc e de uma boa limpada nos contados. Tenho feito e tenho tido bons resultados.
TV PHILCO PB 17A2 – Imagem com distorção lateral: R905 de 22k ruim.
MONITOR IBM G50 – Ponto luminoso na tela ao desligar: R424 de 180k aberto.
TV CCE HPS 14 – Sem cor e sem som: Q801.
TV CCE HPS 1430R – Deflexão vertical deficiente: C356/357.
TV CCE HPS 1465 – Sem som e sem imagem: C413 curto.
TV CCE HPS 2070 – Parada: D807, ver também o IC 705.
TV MITSUBISHI TC-2041S – Ora liga ora não liga: R916 de 150k aberto.
TV PANASONIC TCT 14TR-1 – Ora funciona ora não: C813 trocar sem medir.
TV PANASONIC TVC 20C2 – Vertical defeituoso: C410.
TV PHILCO PC 1405 – Altura deficiente: C607 e C609.
TV PHILCO PC 1615 – Sem cor: C515 de 47mF, trocar.
TV PHILCO PC 2004 – Barras escuras no horizontal: C607 de 10mF, troque-o.
TV PHILCO PC 2043 – Imagem entortando: C905 de 220mF, troque-o.
TV PHILIPS CN4037 – Retraço na tela: C400, trocar.
TV PHILIPS CN4065 – Retraço no topo da tela: C400, trocar.
TV PHILIPS CN4065 - Sem cor: CI 200.
TV PHILIPS 14GL1011(todos os modelos) – Vertical treme: Trocar a saída vertical por original.
TV PHILIPS 12TX1572 – Deflexão vertical instável: C527
TV TOSHIBA TC 1470 – Tela verde com retraços brancos: Trocado o CI 501 e resolveu.
TODOS OS TELEVISORES QUE USAM O TRANSISTOR 2SC2365 DA SHARP NA FONTE – Fonte em curto: Depois de trocar todos os componentes em curto na fonte trocar principalmente o capacitor de 10mF/450v, ele é o responsável da fonte estourar.
TV SHARP 2040B – Parada: Encontrei o R601 de 330R aberto.
TV PHILIPS GL1045 – Parada: D345 zener.
TV SHARP TVC 11691/B – Fonte não funciona as vezes ou parada de vez: C709.
TV SHARP 2053 – Parada: Achei o C713 ruim. Também pode ser o CI TDA8380, se ao trocar o capacitor não der jeito, troque o CI.
TV SONY KV 2158 – Inoperante: Q601/602 e R607.
TV PHILIPS 14GX1618/78R – Tela branca, cheia de retraço, como se o screen estivesse no máximo: R 3469 aberto.
TV CCE HPS 1470 – Funcionando normal, quando coloco em stand-by ele emite um apito no fte: R804 aberto ou alterado.
TV SHARP C 2013 – Desliga sozinha após 5 minutos: Capacitor eletrolitica da fonte, para garantir, troquei todos.
TV SHARP C 1453 – Atuando a proteção: Ver se a saída vertical está em curto. Ver o R727 de 22k se está alterado, esse resistor é critico.
TV CCE HPS 1403/2003/2006/2706 – Led stand-by fica piscando sem funcionar o tv: C826 em curto ou com fuga, troque.
TV CCE (todos os modelos) – Éssa é brincadeira. Não desliga manualmente ou pelo CR. Só desliga se tirar da tomada: Trocar o transistor drive horizontal. Quem diz que ele faz isso, em!!!
DICAS DE DEFEITOS POR MARCAS APARELHOS - 8
TV MITSUBISHI TC-2018 – Oscila e volta em stand-by. Fly, fonte, vertical ok: IC251, regulador de 9v ruim.
TV CCE HPS2071 – Oscila e para: Q403 “BC856b” e Q404 “BC846” em curto. Proteção EHT.
TV SHARP C 2017 – Tv parada. Não tem tensão no secundário da fonte: CI TDA 8380 o FET e os três resistores de 1R ligado ao pino “S” do fet ao terra, e dois resistores smd de 47R e um de 1K que sai do CI ao “G” do fet abertos.
TV CCE HPS2085 – Canais saem de sintonia: Capacitor cerâmico ligado entre os pinos 3 e 4 do IC LA7910. Todas as cce que use esse CI pode dar esse defeito.
DICA CCE – As que usam um fio “LOOP” enrolado no ferrite do fly, quando invertido, pontos A e B, pode aparecer uma faixa preta lateral na tv ou excesso de largura, fique atento antes de pensar que é o CI faz tudo.
CD PLAYER GRADIENTE CDP-AT3 – Bobina da unidade vibrando e mensagem de erro no display: CI 102 “TDA7073” ruim, o mesmo é driver dos motores.
MONITOR IBM G50 – Imagem toda para a direita, ajuste de posição horizontal não atua. A imagem fica sem qualidade e indefinida, com muitas faixas escuras: Trocar C205, C225 e C351.
TV PHILCO CPH-05 PCM2046 – As vezes a fonte de 95v some, ora pisca o led, ora não faz nada: C911 “ 220mF/160v” aberto ou com solda fria.
TV PHILCO PC 2027 – Imagem repuxando (retorce): C216 “2,2mF/40v” aberto ou solda fria.
TV PHILCO PCM 2044 – Apagada, sem alta e led do painel piscando: IC401 “TDA2613” em curto. A tensão de 20v tinha só 6v em cima do C915. E no coletor do tsh só tinha 48v.
TV PHILCO PC 2027U – Ao trocar o fly o capacitor C718 explodiu “1mF/250v” e queima o R717 de “0,47R”: D706 “E202-2”. Coloquei no lugar o 1N4007 e ficou legal.
TV SHARP C 2025 – Fonte não arma: R704 aberta. A tensão na base de Q701 estava muito baixa.
TV MITSUBISHI TC 2098/2099 – Retraços na parte superior do tubo:C459. O mesmo tv com o vertical fechado, achei o R459 ruim.
TV PHILCO CPH-04 – O tv foge a frequência H e a imagem apresenta cores que tendem para o verde ou roxo: Cristal 503.
TV PHILIPS LINHA CTO – Não faz uma sintonia perfeita. Interferencias sobrepostas na imagem e, ao trocar de canal, a sintonia parece fugir: Bobinas S157 e S158 ruins. A mesma tv sem brilho, ou seja, sem a antena a tela se encontra escura: Trocar o C221 de 150pF, pode colocar de 220pF. Quando ruim, pouca capacitância, mesmo colocando a antena não vem nenhuma luz na tela.
TV PHILIPS 20GX1555/54R – Tv parada. Led apagado. Tem os 284v no dreno do fet mas não oscila a fonte. O pino 7 do IC UC3842BN fica com 17v constante, não arma. Achei o fet ruim mas, continua na mesma: C2506 seco, fica na plaquinha de pé onde fica o UC3842BN. Encostei o ferro quente e o tv armou belezinha. Mesmo defeito do 29GX1898/78.
TV PHILIPS 20GX1555/54R – Led pisca direto e vai se apagando devagarinho. Depois, não acende mais ao religar o tv, ou seja, não arma o tv:Defletora do horizontal aberta. O mesmo pode dar em outros modelos da philips.
TV PHILPS 20PT222A/78R – Liga com imagem normal. Após algum tempo aparece uma barra preta horizontal no lado esquerdo da tela de cima a baixo. A barra vai se movendo até o lado direito da tela e desliga o tv: Resistor alterado ou capacitor em curto na linha de retorno “F.Back” para o TDA8361, fase horizontal.
TV PHILIPS 29PT4631 – Oscilando a imagem: Tubo ruim. Muito comum na linha PT.
TV CCE HPS 1403 – Liga normal e logo depois que surge a imagem o canal fica chuviscada e com ronco: Q802 com fuga “BC337”, pode colocar o BD135, pois o BC337 aquece demais, isso se você não quiser ver o tv tão sedo e deixar de ganhar um dindim.
TV SHARP C-2013 – Não memoriza os canais: Bobina do AFT T201 ruim.
TV GRADIENTE TV2922 – Volume no mínimo: C805 ruim. Aproveitei e entrei no modo de serviço e resetei a memória e resolveu. Faça se for necessário.
TV TOSHIBA U15 – Tela escura. Screen nãu atua: Capacitor do screen, trocar sem medir.
TV PHILIPS 20GX1899 – Com 6 linhas finas (igual retraço) e coloridas RGB no centro da tela, ou seja, cada duas linhas com cores iguais, 2verde, 2vermelha e 2azul, no centro da tela horizontalmente, de ponta a ponta. A tela sem imagem, escura, mas se abrir o screen vem com linhas de retraços, mostrando-me que a deflexão vertical está presente: Primeiro não tinha os 40v no terminal do CI TDA8351 pois o fusistor estava alterado caindo para 16v “100R” R3653. È um resistor em série com um fusivel 1653. Diminui para 47R e coloquei o CI novo. Ao colocar o resistor de 47R a tensão subiu para 47v. O resistor pode ser de 220R, no lugar do 100R. Bom, o CI tava entrando em curto abrindo o R3653, pois aqueceu muito o CI.
Se não me engano é o pino FB do TDA 8351. Ver o fusivel tambêm.
TV PHILIPS 16GL1331 – Linhas na parte superior da tela: Achei o C410 “100mF/25v” alterado.
TV SHARP C 2025A -Tem alta e o filamentoacende, porém não tem brilho, e as vezes o brilho aparece e some: Trocar o indutor L 605 do pino 4 do fly. Outro defeito é; entra 300v no coletor do 2SC2365 mas nada sai do emissor, e saída horizontal ok: Refiz a solda no trafo driver H. Verificar outros pontos. (Esses defeitos pode ser em qualquer sharp que use o 2SC2365).
TV SHARP C 1413/2053 – Não funciona. Desliga proteção I: C666 em curto. Risco vertical: R618 e C618. Sem cor: C811/813 de 103pF, trocar por 18pF. Excesso de altura: R911. Tv não funciona: C616. Sem vídeo: D601 fuga. Listras verticais: C612. Desliga proteção low: D611fuga e apresenta zumbido. Não funciona: IC601 ou varicap ou itens anteriores de tv não funcionando.
fuga e apresenta zumbido. Não funciona: IC601 ou varicap ou itens anteriores de tv não funcionando.
TV SHARP TVC 2199B – Sem alta tensão. Medi a alimentação no pino 7 do IC203 e encontrei 7v onde deveria ser 12v. Essa fonte vem do Q702 onde deveria entrar 15v pelo coletor e sair pelo emissor. Todas as tensões do chopper estavam normais, mostrando que não teria problema no primário da fonte: C731 e ficou beleza. Talves possa dar o mesmo defeito nos tv que usa o IX0731 na fonte.
TV SONY KV 2158 – (Linha 21 tela plana) – Foge a sintonia, fica só chuviscando: Ressoldar as soldas no varicap internamente que vai a placa principal.
TV PHILIPS 14CT6401 – Sintonia automática não para: Girar o S158 no sentido anti-horário até parar, caso não pare, troque S158/157, C159/152.
MONITOR SAMSUNG 450B – Led pisca mas não liga, ou seja, morto. Fly bom, defletora ok: Trafo T602,ao retirar para testa-lo, vi que a solda de um dos fios do enrolamento do pino estava ruim.
MONITOR SAMSUNG SÉRIE SYNCMASTER 3 – Queima constante do tsh. Fonte que alimenta o fly alta e o fet entra em curto. O regulador dessa tensão proveniente da fonte secundaria diminui essa tensão: O regulador em curto. A tensão de entrada do regulador estava com mesmo valor na saída. “DICA”- Para saber onde está o defeito evitando a queima do tsh faço o seguinte: Coloco um resistor em série com o coletor do transistor tsh, é de 10R/20w. Daí ligo o monitor e da pra ver o resultado se o fly está ruim, se o tsh aquece muito, ou sai fumaça de algum lugar. Num teste em um monitor a tela apresentou-se estreita no sentido vertical no meio da tela, era o capacitor de 1k6v, salvando o transistor novo. Pode ser que sirva em tv também esse teste.
MONITOR SAMSUNG 550V – Não liga. Fonte não oscila: C608 “22mF/50v” apresentando apenas 17mF.
MONITOR SAMSUNG 550S – Quadro deslocado para baixo: R308 “15k” alterado para 20k.
MONITOR TCE DX447D – Sem ajuste de brilho. Ao selecionar a função “ajuste de brilho” vi que a tensão negativa aplicada ao pino do trc da grade 1 (G1) não mudava o valor. Seguindo o circuito apartir do microcontrolador (onde havia mudança de valores):Cheguei até ao R621de 82k, que estava alterado para 240k. Trocado voltou a ajustar.
DVD SEMP SD7062 – Inoperante e fonte normal: Trilha rompida por de tras da etiqueta na placa do display, a própria cola arrebenta com as trilhas.
DVD GRADIENTE D203 – Congelando imagem: Flat ruim.
TV CCE HPS 2988 – Imagem no centro com meia tela e linhas, como se fosse capacitor de filtragem ruim. Tela oscila querendo abrir e fechar. Som e funções normais: Trilha quebrada que sai do pino 17 do IC101.
TV CCE HPS 2781 – Morta: C813 entre o pino 4 e 6 do IC TDA4601 ruim.
SOM GRADIENTE VC 403 – Toca cd com ruido no áudio: IC 804 “KS9282” ruim.
SOM SONY FH-W55AV – Cd pula com o volume alto: Motor que desliza a unidade ruim, pesado. Ver também os capacitores eletrola smd que são três de 47mF/4v”, encontrei alterados para 53mF. Se tudo estiver bom até aqui, aumentar a potência da unidade para ver o resultado ou, trocar a unidade.
TV SEMP TOSHIBA TV 2090 IAV – 72v no +B ao inves de 115v: Saída H. Com fuga.
MONITOR LG 710E - Tem alta mas sem imagem, tela escura: C316.
DVD MAGNAVOX MDV435 – Totalmente inoperante: Diodo zener no pci do display em curto, pois o mesmo nem acendia e matava tudo.Fonte estava normal.
TV PHILCO TPF3221 – Tela aberta do meio para baixo, do meio para cima fechado: TDA8177F ruim.
TV MITSUBISHI TC2060 – Apenas chiado, +B com 66v ao inves de 115v. TSH bom: Fly ruim.
TV LG RP29CC26 – Com imagem e sem som: Troquei micro e inseri os dados OPT4 – OSD LANG 1, LANG INI 2 e MAX VOL 100. Ha tv em que esse ultimo é travado neste valor.
SOM AIWA F9-F12-F15 – As vezes trava o funcionamento, ficando apenas alguns segmentos no display aceso: Trocar o cristal do processador.
TV SHARP 14 DIGITAL – Funciona e oras não, desligando sozinha. Fonte baixa e se abrir o screen desliga o tv: Saída vertical.
TV PHILCO PC1401 – CPH01 – Falta largura e zumbido no fly: C913, trocar sem medir.
TV PHILCO PC1401-CPH01 – Vertical fechado: Ver R626, D604, R624 ou o C614.
TV PHILCO PC1405-CPH02 – A tv não funciona fria: Trocar todos os capacitores da fonte. A mesma tv atuando a proteção ou não funcionando: C718 “1mF/250v”. Vertical encolhido ou defeito de linearidade: C609 e R613. Fonte com tensão alta: C911 aberto. Fonte parada: C912 aberto ou C914 com fuga. Zumbido quando liga e tv não funciona: Saida horizontal em curto.
TV CCE HPS 2070P – Vertical fechado: R301 de 1M8 aberto.
TV SHARP C1452/2052B – Atuando a proteção, desligando sozinha: C739 com os pinos oxidados.
TV TOSHIBA TS201A – Tela lavada, sem som: C116 ruim. Defeito de linearidade vertical, imagem dobrada: C310/316, troque-os.
TV CCE HPS1425 – Sem som e imagem, trama normal: C101.
TV CCE HPS1470 – Fonte queimada e zener de 120v em curto: Fly, troque-o depois de refazer a fonte.
TV PHILIPS 20GL1040 – Inoperante ou atua a proteção: C508 “680p/3kv” com centelhamento interno, é mole!
TV SONY KV2959T – Parada ou intermitente: Capacitor da fonte de 2,2mF/400v, esgotado, não lembro o numeral mas se não me engano, no kv2970t, ele fica entre os pinos 5 e 2 do IC603.
TV CCE HPS 2025 – Brilho intermitente: D201 com defeito.
FAX KX-F700 PANASONIC – Não recebia documentos, transmissão e fonia normal: AS1 com defeito.
TV SHARP C2006A – Uma pequena faixa na horizontal, com imagem e som normal: C509.
FAX TOSHIBA – Não recebe e nem envia documento e não tira copias, nem imprime. Fonia normal: R411 de 47k alterado. Creio que em qualquer fax Toshiba.
TV SHARP TVC 2199B – Sem alta tensão. Medi a alimentação no pino 7 do IC203 e encontrei 7v onde deveria ser 12v. Essa fonte vem do Q702 onde deveria entrar 15v pelo coletor e sair pelo emissor. Todas as tensões do chopper estavam normais, mostrando que não teria problema no primário da fonte: C731 e ficou beleza. Talves possa dar o mesmo defeito nos tv que usa o IX0731 na fonte.
TV SONY KV 2158 – (Linha 21 tela plana) – Foge a sintonia, fica só chuviscando: Ressoldar as soldas no varicap internamente que vai a placa principal.
TV PHILIPS 14CT6401 – Sintonia automática não para: Girar o S158 no sentido anti-horário até parar, caso não pare, troque S158/157, C159/152.
MONITOR SAMSUNG 450B – Led pisca mas não liga, ou seja, morto. Fly bom, defletora ok: Trafo T602,ao retirar para testa-lo, vi que a solda de um dos fios do enrolamento do pino estava ruim.
MONITOR SAMSUNG SÉRIE SYNCMASTER 3 – Queima constante do tsh. Fonte que alimenta o fly alta e o fet entra em curto. O regulador dessa tensão proveniente da fonte secundaria diminui essa tensão: O regulador em curto. A tensão de entrada do regulador estava com mesmo valor na saída. “DICA”- Para saber onde está o defeito evitando a queima do tsh faço o seguinte: Coloco um resistor em série com o coletor do transistor tsh, é de 10R/20w. Daí ligo o monitor e da pra ver o resultado se o fly está ruim, se o tsh aquece muito, ou sai fumaça de algum lugar. Num teste em um monitor a tela apresentou-se estreita no sentido vertical no meio da tela, era o capacitor de 1k6v, salvando o transistor novo. Pode ser que sirva em tv também esse teste.
MONITOR SAMSUNG 550V – Não liga. Fonte não oscila: C608 “22mF/50v” apresentando apenas 17mF.
MONITOR SAMSUNG 550S – Quadro deslocado para baixo: R308 “15k” alterado para 20k.
MONITOR TCE DX447D – Sem ajuste de brilho. Ao selecionar a função “ajuste de brilho” vi que a tensão negativa aplicada ao pino do trc da grade 1 (G1) não mudava o valor. Seguindo o circuito apartir do microcontrolador (onde havia mudança de valores):Cheguei até ao R621de 82k, que estava alterado para 240k. Trocado voltou a ajustar.
DVD SEMP SD7062 – Inoperante e fonte normal: Trilha rompida por de tras da etiqueta na placa do display, a própria cola arrebenta com as trilhas.
DVD GRADIENTE D203 – Congelando imagem: Flat ruim.
TV CCE HPS 2988 – Imagem no centro com meia tela e linhas, como se fosse capacitor de filtragem ruim. Tela oscila querendo abrir e fechar. Som e funções normais: Trilha quebrada que sai do pino 17 do IC101.
TV CCE HPS 2781 – Morta: C813 entre o pino 4 e 6 do IC TDA4601 ruim.
SOM GRADIENTE VC 403 – Toca cd com ruido no áudio: IC 804 “KS9282” ruim.
SOM SONY FH-W55AV – Cd pula com o volume alto: Motor que desliza a unidade ruim, pesado. Ver também os capacitores eletrola smd que são três de 47mF/4v”, encontrei alterados para 53mF. Se tudo estiver bom até aqui, aumentar a potência da unidade para ver o resultado ou, trocar a unidade.
TV SEMP TOSHIBA TV 2090 IAV – 72v no +B ao inves de 115v: Saída H. Com fuga.
MONITOR LG 710E - Tem alta mas sem imagem, tela escura: C316.
DVD MAGNAVOX MDV435 – Totalmente inoperante: Diodo zener no pci do display em curto, pois o mesmo nem acendia e matava tudo.Fonte estava normal.
TV PHILCO TPF3221 – Tela aberta do meio para baixo, do meio para cima fechado: TDA8177F ruim.
TV MITSUBISHI TC2060 – Apenas chiado, +B com 66v ao inves de 115v. TSH bom: Fly ruim.
TV LG RP29CC26 – Com imagem e sem som: Troquei micro e inseri os dados OPT4 – OSD LANG 1, LANG INI 2 e MAX VOL 100. Ha tv em que esse ultimo é travado neste valor.
SOM AIWA F9-F12-F15 – As vezes trava o funcionamento, ficando apenas alguns segmentos no display aceso: Trocar o cristal do processador.
TV SHARP 14 DIGITAL – Funciona e oras não, desligando sozinha. Fonte baixa e se abrir o screen desliga o tv: Saída vertical.
TV PHILCO PC1401 – CPH01 – Falta largura e zumbido no fly: C913, trocar sem medir.
TV PHILCO PC1401-CPH01 – Vertical fechado: Ver R626, D604, R624 ou o C614.
TV PHILCO PC1405-CPH02 – A tv não funciona fria: Trocar todos os capacitores da fonte. A mesma tv atuando a proteção ou não funcionando: C718 “1mF/250v”. Vertical encolhido ou defeito de linearidade: C609 e R613. Fonte com tensão alta: C911 aberto. Fonte parada: C912 aberto ou C914 com fuga. Zumbido quando liga e tv não funciona: Saida horizontal em curto.
TV CCE HPS 2070P – Vertical fechado: R301 de 1M8 aberto.
TV SHARP C1452/2052B – Atuando a proteção, desligando sozinha: C739 com os pinos oxidados.
TV TOSHIBA TS201A – Tela lavada, sem som: C116 ruim. Defeito de linearidade vertical, imagem dobrada: C310/316, troque-os.
TV CCE HPS1425 – Sem som e imagem, trama normal: C101.
TV CCE HPS1470 – Fonte queimada e zener de 120v em curto: Fly, troque-o depois de refazer a fonte.
TV PHILIPS 20GL1040 – Inoperante ou atua a proteção: C508 “680p/3kv” com centelhamento interno, é mole!
TV SONY KV2959T – Parada ou intermitente: Capacitor da fonte de 2,2mF/400v, esgotado, não lembro o numeral mas se não me engano, no kv2970t, ele fica entre os pinos 5 e 2 do IC603.
TV CCE HPS 2025 – Brilho intermitente: D201 com defeito.
FAX KX-F700 PANASONIC – Não recebia documentos, transmissão e fonia normal: AS1 com defeito.
TV SHARP C2006A – Uma pequena faixa na horizontal, com imagem e som normal: C509.
FAX TOSHIBA – Não recebe e nem envia documento e não tira copias, nem imprime. Fonia normal: R411 de 47k alterado. Creio que em qualquer fax Toshiba.

TV GRADIENTE (qualquer modelo) – Atuando a proteção, desligando após 5 ou 10 minutos. Capacitor eletrola do +B normal e trocado: Defletora oxidada causando curto.
MONITOR SAMSUNG 3NE – A fonte não funciona: Encontrei os C621 e C619, troque-os.
MONITOR SAMSUNG 3NE – Largura fica menor que o normal: C422 e veja capacitores associados ao coletor do tsh.
MONITOR VTC V4967 – Queimando a saída vertical: Capacitor eletrola de “220mF/35v” ligado ao pino 15 do CI vertical, troque-o.
MONITOR MICROTEC 15 – Tela reduzida: R553 de 2R aberto.
MONITOR MTEK 1428 – Queimando o vertical: Troquei o CI e alterei o resistor R207 de 1R por 4,7R/5W metal filme.
MONITOR SAMSUNG 3NE – Desmagnetiza certinho mas, não aparece nada: D505 em curto.
MONITORES – Que usa o IC TDA9302 do vertical, apresentando o efeito de tubo magnetizado, troque o IC.
MONITOR SAMSUNG 3NE – Parada: R613/614, aproveite e veja capacitores da fonte, principalmente os C621 e C619. Troque-os sem medir.
MONITOR ITAUTEC VC281 – Encurtando o horizontal: C523.
MONITOR FIVE STAR FT5015 – Tela estreita, não ajusta a largura: Q413 aberto.
MONITOR IBM G50 – Tela reduzida e linhas de retraço: R424 de 180k aberto.
MONITOR SAMSUNG MASTER 3 – Excesso de largura: Q406 “MJE806”, troque.
MONITOR SAMSUNG MASTER 3NE – Largura horizontal excessivo: Q406 e D407.
IMPRESSORA EPSON FX1170 – Parada: Encontrei um resistor de 300k aberto na fonte.
TV PHILIPS 14GL1316 – Não sintoniza, tensões normais no sintonizador e caracteres normais: T7100 chaveamento de banda. Troque-o.
TV PANASONIC 20C6 – Não aumente o volume e o menu não atua: Trocar a EEPRON e programar.
TV PHILIPS 29 – Bom, vários modelos. Caractéres de demostração ligados direto, não saem nem abaixo de reza braba, e não responde os comandos nem no remoto e nem na tv: Fiz o seguinte = apertei vol- e canal+ ao mesmo tempo e prontinho, está destravada.
TV SHARP C29ST58B – Apagada, apenas um risco horizontal na tela: Q8701, TDA8350 e D3718.
MONITOR SAMSUNG CQA4147 – Excesso de largura na imagem: Ver Q408/406, D407, C417 e R415.
MONITOR TECHMEDIA 1448G – Vertical vechado: IC301.
MONITOR GOLDSTAR 1425PLUS – Não liga: Trocar o diodo D709/710 e Q702, alguns ou todos abertos.
MONITOR GOLDSTAR 1425PLUS – Controle de largura e amofada não atuam: Trocar Q709.
MONITOR ACER 56L(7156L) – Excesso de largura e brilho alto: Trocar o D312 “FES8JT”, pode usar o “ECG598” (NTE).
MONITOR SAMSUNG CQB4147 – Largura excessiva e o controle de largura no painel não atua: Encontrei rachadura no circuito impresso na região do Q406, que fica preso no dissipador da gaiola do flyback, ou por solda fria em seus terminais de ligação no circuito impresso. Quando se da isso o D407 “UF5404” entra em fuga ou curto total, devendo ser observado ou até trocado, mesmo estando bom, e tem que ser exatamente igual,não há equivalente que eu saiba.
MONITOR AOC 5L/LR – Saindo fumaça e o controle de brilho inoperante: D707 ”ECG580”, pode ser o “FES8JT” em curto e R731 de 47R aberto.
TV SHARP C20ST57 ou C1457 – Demora a vir a imagem. Abrindo o screen aparece ou deve-se esperar uns 20 segundos: C624 de 3,3mF/50v. Pode trocar por um poliéster de 22mF/400v ou 33mF.
TV CCE HPS14 – Sem cor e sem som: Q801.
TV CCE HPS1430R – Deflexão vertival deficiente: C356 e C357, troque-os.
TV CCE HPS1465 – Sem imagem e sem som: C413.
TV CCE HPS2070 – Inoperante: Fusível aberto, D807, IC705 e IC801.
TV MITSUBISHI TC2001Z – Controle remoto não atua: C7P1 “0,022mF”.
TV MITSUBISHI TC2001Z – Sem sincronismo horizontal: R510 de 6k8.
TV MITSUBISHI TC2020 – Canais baixo desaparecendo: C7T1 “0,01mF”.
TV MITSUBISHI TC2041S – Tem vezes que não liga: R916 de 150k alterado.
TV NATIONAL TC146M – Parada: C802 de defletora
TV NATIONAL TC205N – Sem deflexão vertical: Q401.
TV PANASONIC TCT14TR1 – Operação intermitente: C813 “1mF/250v”.
TV PANASONIC TVC20C2 -Vertical instável: C410.
TV PHILCO PC1405 – Altura vertical deficiente, pequena: C607/609.
TV PHILCO PC1601 – Parada: Nesta eu encontrei o T1901(trafo da fonte) ruim.
TV PHILCO PC1615 – Sem cor : C515.
TV PHILCO PC2004 – Barras escuras horizontal: C607 “10mF/160v”, alterado.
TV PHILCO PC2043 – Imagem distorcida: C905.
TV PHILIPS CN4037 – Retraços na tela: C400, trocar.
DICAS DE DEFEITOS POR MARCAS APARELHOS – 10
MONITOR SONY TRINITON CPD-G520 – Parada, não acende nem o led. No capacitor principal tem tensão de uns 300V, só que não chegava no pino “D” do fet: R630 de 1,0R-1/8w alterado. Se o diodo D635 zener ligado ao pino 7 do ci oscilador PWM de 18v estiver em curto, também deixará o monitor morto, led apagado, pois não terá a partida, ficara zerada a tensão neste pino, mesmo chegando a tensão no “dreno” do fet.
TV PHILIPS LINHA 21PT5435 – Bom, pode ser que de o mesmo defeito em todas as linhas PT da philips. Bom, o tv depois de +/- 2horas ligada ela fica com a tela lavada, linhas de retraço e desliga em seguida: Tuner ruim, é mole!
TV SEMP 1490(I) U14 – Liga e desarma: Diodo da fonte do vertical ruim. O tv só ligava se a saída H estivesse desligado.
TV TOSHIBA 2056M - Não abre o vertical: Bom, nada de especial, era só o CI 8718N ruim.
MONITOR AOC 4V CHASSIS 350D – Largura horizontal estreita, ou seja, 4 dedos de faixa em cada lado da tela, bem estreito mesmo: Q414 “KSE830” totalmente aberto ou solda fria em todos os seus terminais. Fica preso no mesmo dissipador do tsh que envolve o fly.
TV PHILIPS 21PT5541 – Arma e desarma a fonte. Se eu ficar segurando a tecla de canal ele não desliga, porêm se eu soltar, desliga: D6533 e D6534 ruins. Para encontrar esse defeito fiz os seguintes análises: Verificar o regulador “L78L33AZ” posição 7603, o C2211 e C2264 na linha blkin, relé 1503 e soldas, R3509 e o Q7541, trilhas no conector 1504, C2564 e, 0B1=0 tuner alps e 128 tuner philips, 0B2=160, 0B3=128, 0B4164, 0B5202, 0B6=40 e 0B7=0.
TV TOSHIBA U8 TV2051AV – Não funciona o a/v: Regravado a EEPROM e resolvido.
TV SANYO CTP3791S – Ronco no som: R131 com solda fria.
SISTEM PHILIPS FWM589 – Áudio cai depois de alguns minutos ligado: Conectores 1401/1405 com mau contato, foi tirado, limpo e recolocado e virificado soldas dos mesmos. DICA COMO ACELERAR O MICRO DO SEU PC - Bom, aqui eu aproveito para passar uma dica que pode tirar a dúvida de muita gente de como acelerar o seu micro para melhorar o desempenho da sua máquina. No meu ramo de consertos em aparelhos eletrônicos e incluindo os computadores, um dos pedidos mais freqüêntes é de acelerar o pc, melhorar a velocidade de comunicação.
Uma das primeiras observações é saber com qual o processador a máquina trabalha nesse momento. Deve-se saber que um micro não é compatível com outro, logo um Celeron não pode trabalhar no lugar do Opteron. O novo dispositivo que você vai instalar deverá ter o mesmo encapsulamento exatamente igual ao anterior.
Quero lembrar que as vezes não vale tão apena tentar renovar uma máquina tão antiga não atualizada, o melhor é comprar a placa nova e atual.
Se o micro for do tipo que é soldado direto no pci, ae escafedeu-se, não será possível fazer um upgrade da memória. A menos que troque a placa mãe junto.
Lembre-se que cada processador tem o seu socket de colocação, então temos: Socket 370=(pentium II e celeron segunda versão), Socket 423=(primeiro pentium 4), Socket 462=(athlon e duron versão moderna), Socket 603-604=(intel xeon), Socket 754=(athlon 64), Socket 939=(athlon 64fx), Socket T (LGA-775)= (pentium 4 prescott e celeron-d.) Este ultimo substituirá o tradicional socket 478.
Agora, devagar com o andor que o santo é de vidro. Aumentar o desempenho não quer dizer “acelerar” ao pé da letra por meio da troca do micro. As vezes o “aumentar” o micro pode deixa-lo mais lento o seu pc. Não troque um processador limitado por um de alta tecnologia. Se o seu pc tem um Celeron de 1.2Ghz, não coloque um de 4 ou 3Ghz de um Pentiun, pois é bem provavel
que a placa mãe não reconheça, não aproveitara todo o desempenho da peça, na pior dos casos nem partira. Terá que consultar os dados da placa mãe pelo seu manual ou na internet. Tem casos em que para melhorar a aptidão da placa desatualizada que não reconhece o novo componente passar a ter resultados, basta atualizar a BIOS.”O que veremos mais tarde.”
Caso não tenha o documento a mão da placa mãe basta entrar no site do fabricante e ver os processadores compatíveis que podem ser usadas nessa placa.
Uma das outras coisas que deve ser verificado é a “VELOCIDADE DO BUS FRONTAL” ou FSB do processador que muito nos interessa. Asegura-se que seja compatível com a placa mãe. Essa é a freqüência com que o processador se comunica com a placa mãe. E esta freqüência pode ser de 200, 266, 333, 400, 533, 800Mhz, tendo até freqüências superiores agora.
Então, antes de comprar o processador, verifique qual a velocidade do bus frontal da placa mãe da máquina em questão. Se a velocidade da placa mãe for de no máximo 400Mhz, não adiantara colocar um processador de 800Mhz, será reduzida a metade ou a máquina poderá nem iniciar.
O motivo é muito simples: para calcular seu relógio interno, o microprocessador toma como referência o relógio externo da placa mãe e o multiplica por um certo fator. Supunhetemos (rsrsrs) supunhetemos que a placa mãe trabalha com um relógio a uma velocidade de 266Mhz, mas você compra um processador que requer um relógio de 400Mhz (por exemplo, um processador de 3,3Ghz, é igual 400Mhz x 8). Quando a placa mãe ativar seu relógio ao máximo de 266Mhz, o microprocessador multiplicará este valor por 8, e obterá uma freqüência interna de somente 2.1Ghz. Ou seja, o dispositivo estará trabalhando apenas com 60% de sua capacidade. Com isso da para ver a importancia de saber o valor de fraqüência da placa mãe em relação ao processador que irá colocar. Já de modo inverso não terá problemas.
Não se atente só pela velocidade do bus frontal, veja também a velocidade do processador que pode ser reconhecida pela placa mãe. Consulte o fabricante da placa mãe para saber a velocidade máxima do processador usado.
Outro fator importante é a tensão e a corrente necessária para que o novo processador trabalhe corretamente.
Com a modernidade tecnológica temos processadores que alcançam altos indices de potências, e se um Pentium de 3.6Ghz consome quase 100Watts, poderemos ter placas que não suporte tal indice de potência. Tanto a placa como a fonte tem que suportar tal potência. Ou a placa ter um conector para uma fonte adicional para o processador.
Deve-se providenciar um bom cooler para o processador que, normalmente vem no kit mas que podem ser comprados separadamente.
Tem placas mãe que permite você acelerar o micro, basta entrar no setup e alterar o valor de “CPU CLOCK” e a tensão “CPU Vcore Setting”, varie devagarinho e vai vendo se o pc não trava ou tem comportamento diferente “ruim”, se tudo funcionar bem durante alguns minutos ligado estará beleza. Neste caso estamos fazendo agora um “OVERLOCK” do processador.
Esse CPU CLOCK é o bus frontal já dito. Essa medida é de sua responsabilidade e por isso não me responsabilizo por danos que você possa causar ao seu processador, estou dando as dicas de manutenção que faço com sucesso. Faça com cuidado mesmo. (TED)
TV LG RP-14CB20A – Volume no máximo. Mesmo com o controle atuando pois mostrava no on-screen o comando subindo e baixando, não controlava. Entrei no modo de serviço a alterei o valor abaixando o volume mas, quando saia do modo de serviço, ae não aumentava, ou seja, ou deixava alto ou baixo: Regraveia memória e deu certo, antes de pensar em trocar.
TV SEMP 2084HAV-U13 – Em stand-by. Achei uma pequena fuga de base para o terra do tsh, ou seja, um pequeno curto. Troquei mas o tv voltou entrar em proteção e percebi o R302 aquecendo muito: D302 em curto.
TV PHILCO TP2054/1454 – O tv não liga, apenas um apitinho no fly ao apertar o power mas nada faz: C118/119 alterados.
EQUIVALÊNCIA DE DIODOS: Bom, um dos diodos muito usados e que normalmente querem saber o equivalente: 1N5822 pode ser o SR360 e vise-versa. Zener R2KY = R2M.
TV SHARP C14R12 – Sintonia não para nos canais: Solda fria nos terminais do ci TDA8361-3y.
TV PHILIPS 20GX1658/78R – Parada e led apagado: Encontrei o FET ruim, o IC UC3248BN, (pode colocar com o final A ou P que funciona), o resistor liga entre o pino 6 desse ci e o “G” do fet (33R) aberto. E o diodo zener 6519, o tal do BZTO3C15 em curto. O tv foi atingido por uma descarga de um raio. Atenção – a não observação desse diodo zener estar em curto queimara de imediato o fet novamente. O zener é de 15v/1w.
TV PHILIPS 20GX1658/78R – O tv está ondulando a imagem, ou seja, no lado direito da tela aparese tipo uma ponta de engrenagem que vai subindo até o topo datela e re-inicia abaixo da tela. Também a imagem oscilava tremendo, ou seja, conforme mudava a imagem a tela oscilava mexendo na altura de baixo a cima, como se fose fechar o vertical “efeito pisca-pisca” e tremendo “terremoto” na imagem: Um resistor de 1R5/5W alterado para 4R7 que é ligado aos retificadores. E o problema da ondulação era o capacitor filtro da fonte “220mF/285V” meio descapacitado. Coloquei um de 300mF/300v (para teste) e resolveu. O resistor é o R3503, e o capacitor é o C2505. Detalhe: Coloquei o capacitor de teste “300mF/300v” por baixo do original, e com isso o tv fica apitando o fly depois de aquecido como um grilo. Esse apito só some ou reduz com imagens claras “tipo um papel em branco por exemplo” ou qualquer outra imagem que aparesa mais clara que o normal: Resolvido retirando o original deixando só o de teste.
TV CCE HPS1415/2010 – È, essa antiguinha passou por aqui. O cliente já tinha levado a outro técnico que trocou a tsh e o fly. Não demorou muito, queimou denovo e, cansados levaram a mim. Troquei o fly mesmo sabendo que o outro estava bom. Vi o Q801 “STR5412” ruim da fonte e o diodo zener de 103v (o D808) e o R423 fusistor aberto. E alguns outros resistores na fonte aberto. Causa da queima desses componentes: TRC trincado no pescoço. O técnico trocou o circuito H mas não observou que o trc estava trincado devido a queima do circuito H. Deve de ter subido a tensão MAT. Eu ao trocar os componentes e ligar o tv, ouvi barulhinho de alta escapando e persebi que vinha do trc, e vi o arco azul se formando no pescoço. Agora tá beleza e, aproveitei para ver o cap. De largura, vai ver, né!
ATENÇÃO = Transistor com as iniciais: F2HN60Z ou CEP603AL, Se trata de um fet, muito usada em fonte de pc “ATX”, e são de canal “N”.

AGUARDEM NOVAS, POIS AINDA TEM MAIS.
ATUALIZADA A CADA MOMENTO.
É SÓ AGRADECER E, DICAS DE 1 A 5 ESTÁ NESTE FORUM, É SÓ PROCURAR.


*TÉC. TED

  • MICROONDAS, TVC, DVD, PC, SOM, MONITOR E CR

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    AuthorReply
    celiomarcos3
    (Login celiomarcos3)

    Re: DICAS DE DEFEITOS (6)-ANOTEM.

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 17 2008, 7:15 AM 

    Valeu amigão.

    Estas dicas já viraram best-sellers.

    Está anotado no meu caderno.

    Boa semana.

     
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    thiago.fiuza
    (Login thiago.fiuza)

    Re: DICAS DE DEFEITOS (6)-ANOTEM.

    Pontuação 1.0 (1 pessoa)
    April 17 2008, 4:10 PM 

    obrigado colega em partilhar,
    já vi muitos anexos seus no email do velho, só quero agradecer por mim e por ele.
    Parabéns.

    sds,Thiago.Fiuza

     
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    thiago.fiuza
    (Login thiago.fiuza)

    Re: DICAS DE DEFEITOS (6)-ANOTEM.

    Pontuação 1.0 (1 pessoa)
    April 17 2008, 4:11 PM 

    obrigado colega em partilhar,
    já vi muitos anexos seus no email do velho, só quero agradecer por mim e por ele.
    Parabéns.

    sds,Thiago.Fiuza

     
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    Laercio Lourenco
    (Login Aleff_sp)

    Re: DICAS DE DEFEITOS (6)-ANOTEM.

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 17 2008, 4:12 PM 

    TED mais uma vez.. Obrigado.. os post são muito uteis.


    Vlw

     
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    xiru-rs
    (Login xiru-rs)

    Re: DICAS DE DEFEITOS (6)-ANOTEM.

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 17 2008, 9:11 PM 

    Grande iniciativa colega, este material é muito bom, muito obrigado.

     
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    nilsonsantos
    (Login nilsonsantos)

    Re: DICAS DE DEFEITOS (6)-ANOTEM.

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 17 2008, 10:48 PM 

    valeu por mais essas.
    QUE DEUS TE ABENÇOE.

     
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    Antonio Francisco
    (Login toizinho)

    Agradecimento

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 19 2008, 9:06 AM 

    Valeu meu irmão, o mundo seria bem melhor se pelo menos metade da população fosse deste jeito.
    que o papai do Ceu te abençoe.

     
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    adsumus
    (Login adsumus)

    PARABENS

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 20 2008, 10:46 PM 

    MUITO OBRIGADO, EXCELENTE INICIATIVA!

    FORTE ABRAÇO!

     
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    paulo52
    (Login paulo52)

    Re: DICAS DE DEFEITOS (6)-ANOTEM.

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 21 2008, 10:22 AM 

    obrigado Ted , mais uma vez esta provado que nao devemos ser egoistas , e sim compartilhar nossos conhecimentos .que Deus te ilumine , um forte abraço.

     
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    Paulo R Simeão
    (Login meninoporteira)

    DICAS DE DEFEITOS (6)-ANOTEM.

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 21 2008, 7:03 PM 

    CARO COLEGA TED,BOA NOITE E MUITO OBRIGADO PELAS MARAVILHAS QUE VC POSTA NO FORUM,AS VEZES EU NÃO FALO NADA PORQUE O QUE AGENTE VAI DIZER,OUTROS JÁ DISSERAM.PARABENS VC É UMA JÓIA,ABRAÇOS PAULO R SIMEÃO - OURO FINO - MG . FIQUE COM "DEUS"

     
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    BISPO
    (Login binho32)

    valeu ted

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 21 2008, 7:46 PM 

    foi anotado.brigadao amigo

     
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    WILSON
    (Login eletronicagv)

    TESTE INICIAL

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 9 2009, 10:34 AM 

    SOU NOVO AQUI, GOSTEI DE SABER QUE TEM ESTE FORUM PARA TECNICO, GRANDE ABRAÇO WILSON.

     
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    derci
    (Login derci)

    agradeçimento

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 25 2008, 12:47 AM 

    valeu ted assim q devemos ser não ser igoista compartilhar um pouco daquilo que sabemos obrigado pelas dicas.

     
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    naccio
    (Login naccio)

    Re: agradeçimento

    Sem pontuação para esta mensagem
    April 24 2009, 2:09 AM 

    Ok, TED, você é 10, VALEU!

     
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    augusto
    (Login oliveira.pr)

    valeu amigo

    Sem pontuação para esta mensagem
    May 4 2009, 11:32 PM 

    Voce é uma pessoa de bom coração .que Deus ilumine seu caminho amigo.

     
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    Roberto
    (Login avisom)

    VALEU!!!

    Sem pontuação para esta mensagem
    May 5 2009, 12:01 AM 

    Valeu Ted, mostra que vc realmente sabe compartilhar, estou aprendendo com você irmão!

     
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