Forum de reparação em TV

F0rum da Acrisoft
Responsável: Prof. Moisés F. Pereira
CREA:5062053109

Regras do forum

Saiba mais sobre choque eletrico

Cursos presenciais
Apenas uma vez por ano - Vagas limitadas
Aguarde
Veja abaixo cursos a distancia para todo o Brasil

CURSOS A DISTANCIA

Microondas

Micro-system

0SU52025 - Minicom RackManager 15

Eletronica de bancada

Tecnologia LCD

<< Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao �ndice  

TV Philco PCS-2956 não liga

February 10 2009 at 5:58 PM
Pontuação 2.0 (1 pessoa)
Marcelo Pires  (Login mugo2005)

Caros, essa TV da Philco tem as fontes normais.

Porém, quando aperto a tecla de stand by, a tensão de 130V sobe pra 140V mais ou menos, chega alimentação (8V) no TDA 8843, e tudo mais. Só que a TV entra em stand by novamente depois de uns 3 ou 4 segundos.

Isso é com o Flyback desligado. Com ele ligado acontece o mesmo, mas o horizontal não oscila, não há alta tensão.

Medindo o trafo de driver do horizontal, a tensão de 10V que aparece nos pinos do trafo com ela em stand-by, cai pra 0V. Só volta aos 10V quando ela volta pro stand by.

No pino 40 do TDA 8843 saem 1,15V mais ou menos.

Eu não tenho osciloscópio, mas meu multímetro apita quando há oscilação, e parece que o horizontal não oscila mesmo.

Eu não conheço todas as proteções dessa TV.

Alguém sabe o que pode estar havendo?

Será que é o próprio TDA 8843 que está com defeito?

Agradeço muito qualquer ajuda!

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
AuthorReply
Marcelo Pires
(Login mugo2005)

Nada ainda...

Sem pontuação para esta mensagem
February 12 2009, 4:12 PM 

Caros Amigos,

Infelizmente o problema persiste.

Verifiquei as linhas de clock e data, e elas têm a tensão correta (5V). Como falei antes, infelizmente não tenho um osciloscópio para verificar se há dados trafegando nessas linhas, mas creio que não seja esse o problema.

Verifiquei também o resistor de 0.47R da linha "H_Start", como sugeriu um colega de outro fórum. Troquei o resistor, mas a tensão continua caindo. Acho estranho isso, pois no trafo de driver horizontal a tensão cai de 10.20V mais ou menos, pra 0.4V. Apesar disso, a tensão se mantém firme no pino 2 do IC904. Então talvez seja normal a tensão cair tanto, já que o horizontal não oscila. A tensão de H-Drive é 1.4V constante, sem oscilar.

Também reparei que a tensão no pino 22 do IC501 (VGuard) é 0.7V ao invés de 2.4V, e que a tensão no pino 50 do mesmo IC501 (EHT/Prot) é 4.7V ao invés de 1.8V. Mas creio que isso também seja normal, já que não há tensões no secundário do Flyback.

O que me deixou na dúvida porém, foi outra coisa. Pelo que eu posso perceber no esquema, a linha PROT monitora apenas a linha de 130V. Quando eu ligo a TV, e ela fica em Stand-by, essa linha tem cerca de 131V. Quando eu ligo a TV, essa tensão sobe pra 140V e vai subindo mais um pouco até uns 143V - 144V. Logo depois ela volta para Stand-By.

Será que essa tensão está alta? Algum colega que tenha experiência nesse modelo pode confirmar se a tensão está correta? Claro, temos que considerar que essa fonte não tem carga, já que o circuito do horizontal está desligado.

Apesar dessa tensão subir até cerca de 144V, a tensão no coletor do Q923 é sempre 0V.

Eu desliguei também um pino no secundário do trafo de driver horizontal, mas a tensão continua caindo na linha do driver.

Estou começando a crer que o TDA 8843 esteja com defeito...

Obrigado mais uma vez pela ajuda de vocês!

Pontuação Desabilitada. Você deve estar logado para pontuar mensagens.Respond to this message   
Marcelo Pires
(Login mugo2005)

Tá difícil!

Sem pontuação para esta mensagem
February 18 2009, 8:37 PM 

Bom Amigos,

A coisa está complicada mesmo.

Troquei o TDA 8843 2Y, e o problema continua.

Troquei também o foto acoplador, por desencargo de consciencia, mas não adiantou.

A TV tem o mesmo comportamento tanto com o flyback ligado ou desligado do circuito: ao ligar a tensão do +B é de 133V. Quando aperto o stand-by essa tensão sobre até 140V e a TV volta pra stand-by.

Não tenho osciloscópio, mas dá pra notar que o TDA não gera o pulso H-Drive. Mesmo com o pino desligado do circuito. Tem apenas uma tensão constante no pino do oscilador horizontal.

Se algum colega tiver alguma outra dica, agradeço imensamente.

Obrigado!

<< Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao �ndice  
Create your own forum at Network54
 Copyright © 1999-2014 Network54. All rights reserved.   Terms of Use   Privacy Statement