| Cooler da fonte do PC..March 3 2009 at 2:41 AM Sem pontuação para esta mensagem | Jpaiva (Login Jpaiva) |
| Meus amigos,sempre me dediquei única e exclusivamente as tv´s, elas já dão bastante trabalho, imagine juntar, vídeo-cassete, aparelhos de som, video games, dvd´s, acho que eu ficaria doidinho, rsrsrs.
Mas às vezes a gente tem que consertar os próprios aparelhos, mesmo não sendo as tv´s.
Tempos atrás estava aquí no meu PC, de repente ele desligou, liguei de novo, funcionou, mais senti um "cheiro" quente,fui olhar atrás da CPU, o Cooler estava parado e o gabinete um pouco quente na parte de cima.
Como já comentei, só reparo tv´s, mas nesse caso abri uma "excessão", rsrsrs.
Na fonte havia um capacitor eletrolítico estufado, mas apesar disso, estava OK, o defeituoso era o ao lado dele.
troquei esses dois de 1000 mfd´s, tudo voltou ao normal.
Ontem aconteceu de novo, senti o cheiro, fui ver, o Cooler parou de novo, desta vez outro eletrolítico,
estava "estufado".
Faço uma pergunta aos amigos que costumam reparar fontes de PC, esse sistema não está mal projetado?
O Cooler pára, mas a fonte continua funcionando e o PC também.
Enquanto não desarma e o dono não percebe nada de errado, vai sacrificando a fonte.
Um abraço, do Julio Paiva.
|
| | Author | Reply | Daniel (Login eng.daniel) | CoolersSem pontuação para esta mensagem | March 4 2009, 10:24 AM |
Colega.
Existem fontes e fontes para PC...
A sua deve ser do tipo comum, como o nome diz, as mais comuns encontradas no mercado. ela não possui nenhum tipo de proteção no secundário, exceto proteção contra sobretensão. Quando o ventilador para, normalmente por causa de excesso de poeira, o secundário superaquece causando o ressecamento dos capacitores de filtro e posteriormente a queima dos retificadores.
Até algum tempo eu consertava fontes de PC para uma loja em Joinville, mas com o preço delas caíndo vertiginosamente não é mais atrativo o reparo (eu cobrava R$15.00 por fonte reparada e uma nova o lojista compra por R$20.00 hoje)
Existem ainda fontes mais elaboradas, com capcidade de fornecer mais potência ao computador. Normalmente estas possuem um corretor de fator de portência, controlador de velocidade dos ventiladores (as vezes mais de um) e proteção de sobretemperatura. Estas fontes custam bem mais caro e podem chegar fácil aos R$250,00... Costumam não dar defeito, mas são bem mais chatas de consertar quando estragam.
Minha sugestão é que você troque todos os capacitores de filtro do segundário (normalmente eles tem valores ente 470u e 2200u) e faça uma limpeza periódica no ventilador (a cada 6 meses) caso seu local de uso costume acumular muito pó. Te aconselho a colocar um segundo ventilador, no gabinete, exaurindo ar para eliminar o calor e evitar que este passe todo pela fonte.
Espero que ajude. |
| Jpaiva (Login Jpaiva) | Cooler da fonte do PC...Sem pontuação para esta mensagem | March 5 2009, 12:50 AM |
Oi Daniel, antes de tudo, agradeço pela sua atenção.
Meu computador é um NeoPc, tem três anos.
Sei pouco de informática, com relação à parte técnica, como eu disse, reparo apenas tv´s, portanto estou por fora dos tipos de fontes para os PC´s.
na primeira vez que deu defeito, o PC desligou, portanto alguma proteção foi ativada, quando liguei de nov, senti o cheiro, aí fui ver atra´s, o Cooler, estava parado.
Após abrir a fonte , a primeira coisa que fiz, foi ligar o Cooler numa fonte externa, ele rodou perfeito, aproveitei para limpá-lo e o coloquei de volta na fonte.
Depois fui fazer os testes básicos, um dos capaictores estava estufado, troquei ele e o outro que na verdade havia perdido a capacidade.
Coincidência você falar sobre um segundo Cooler, pouco tempo atrás, comprei um Cooler, há lugar para mais um logo abaixo da fonte.
Fui deixando prá depois, agora com o novo defeito na fonte, aproveitei para instalar o outro Cooler, ficou legal.
Troquei todos os eletrolíticos, inclusive de novo aqueles dois da primeira vez, só por garantia.
Espero que a fonte fique um bom tempo sem dar dor de cabeça.
Daniel, mais uma vez, grato pelas informações.
Um abraço, do Julio Paiva. |
| | Current Topic - Cooler da fonte do PC.. |
| |
|
|