<< Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  

JESUS CRIADO OU GERADO?

August 26 2010 at 10:32 PM
  (no login)

 
JESUS CRIADO OU GERADO?



Devemos notar que existe uma importante diferença entre o acto de “criar” e o acto de “gerar”:


Criar = fazer = dar origem a algo de natureza distinta.

Gerar = ser o Pai de = dar origem a algo da mesma natureza.


O ser humano pode criar uma estátua, mas gera um filho. O que o ser humano faz ou cria não é humano, o que gera é. O que Deus cria não é divino, o que gera é.

Deus criou os anjos e os seres humanos, mas gerou o seu Filho (João 3.16; 1João 4.9).


“Nisto se manifesta o amor de Deus para connosco: que Deus enviou seu Filho unigénito ao mundo, para que por ele vivamos.”
1João 4.9



Os termos usados na Bíblia em relação a Cristo como “gerar” e “Filho” servem para que nós pensemos em Cristo não como criatura, mas como alguém gerado sobrenaturalmente de dentro do próprio Deus.

Deus é eterno, está além dos limites do tempo, logo se o Filho tem a natureza do Pai, então Ele é eterno tal como o Pai.



Alguns “argumentos” são usados para defender a criação de Cristo e não a sua geração, nomeadamente, Colossenses 1.15 e Apocalipse 3.14.

Vejamos esses dois textos.



Colossenses 1.15 – “o primogénito de toda a criação”.

“O qual é imagem do Deus invisível, o primogénito de toda a criação;”

Colossenses 1:15



A palavra grega usada é “prototokos” a qual significa primeiro gerado. Para primeiro criado teria sido usada a palavra “protoktistos”.


A palavra “prototokos” é usada no Novo Testamento em dois sentidos:

sentido literal: o primeiro a nascer

sentido figurado: o superior hierárquico ou aquele que tem a proeminência.


O tipo de uso tem de ser determinado pelo contexto. Em relação a Cristo esta palavra é usada em sentido figurado cinco vezes (Romanos 8.29; Colossenses 1.15; 1.18; Hebreus 1.6; Apocalipse 1.5) e somente uma vez em sentido literal (Lucas 2.7).


No que diz respeito a Colossenses 1.15, o seu uso significa que Jesus tem a proeminência sobre toda a criação, visto ser ele o Criador.


No contexto da carta aos Colossenses compreendemos que o apóstolo Paulo pretendia refutar os ensinamentos dos falsos profetas que reduziam Cristo à condição de anjo e adoravam os anjos (Colossenses 2.18-19).


“Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.”
Colossenses 2:18-19





Apocalipse 3.14 – “o princípio da criação de Deus”

“E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amén, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus”
Apocalipse 3:14



A palavra grega traduzida por “princípio” é “arche” que pode significar “primeiro no tempo, ordem ou lugar”, “causa prévia”, “governante, autoridade ou principado”, “esquina ou canto” (no sentido de ponto de partida).

A palavra “arche” de Apocalipse 3.14 deve ser entendida como causa primeira, ou seja, a origem da criação, e nunca como o primeiro a ser criado. Jesus é o determinante pelo qual toda a criação existe.



Em relação à argumentação que nega a “geração” de Cristo e defende a Sua “criação”, cabe perguntar:

Como pode Cristo ter sido criado se Ele é o criador de todas as coisas? (pelo menos sete vezes apresentado como tal no Novo Testamento) – João 1.3;1.10; 1Coríntios 8.6; Colossenses 1.16; 1.17; Hebreus 1.2; 1.10.


A Bíblia fala-nos do termo “gerado” muito mais do que criado (nas traduções portuguesas o termo “unigénito” tem o significado de único gerado e o termo “primogénito” tem o significado de primeiro gerado): João 1.14; 1.18; 3.16; 3.18; Hebreus 1.5; 1.6; 1João 4.9.


Cristo é designado pelo menos 129 vezes no Novo Testamento como “Filho”, o que pressupõe geração e não criação, ou seja, termos em relação com a natureza ou composição, que indicam que a natureza do filho é semelhante à do Pai Celestial.

Assim, no Novo Testamento existem pelo menos 143 versículos que apresentam Cristo como gerado e apenas dois que poderiam levantar algumas dúvidas quanto ao ter sido criado, e que já vimos, não têm esse significado.



Um aspecto importante que reforça a geração de Jesus do seio do Pai são as referências à Sua existência desde a eternidade:


“E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.”
Miqueias 5:2

ler também:
Mateus 2.1-11; João 7.41-42; 6:62; 8:38; 13:3; 17:5; Apocalipse 13:8



Jesus Cristo é desde os tempos da eternidade!



Se bem que a palavra hebraica traduzida por eternidade, “olam”, não signifique obrigatoriamente “para ou desde sempre”, devemos notar que existe uma amplificação na própria passagem de Miqueias em crescendo, dando uma noção de infinito. O tradutor da Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento) também interpretou o texto dessa forma traduzindo-o por “desde os dias da eternidade” ou “até aos dias da eternidade”.


A palavra “olam” é usada nos textos do Salmo 90.2 e em Habacuque 3.6 claramente com o significado de eternidade.


Em João 1.1 a expressão “era” (“en” no hebraico) implica que Jesus, como Verbo, já existia quando o “princípio” teve lugar.



Será que a pré-existência de Jesus é literal?


O texto de João 6.33-62, é muito claro quando é o próprio Jesus que diz que desceu do céu. Além disso, Jesus nunca negou a interpretação que os Judeus fizeram das suas palavras.


João Baptista diz que Jesus era antes dele, apesar de João ter nascido primeiro (João 1.30).


Jesus diz que não é deste mundo (João 8.23).


Jesus é o Criador (Efésios 3.9; João 1.3,10; Hebreus 1.2; 1Coríntios 8.6; Colossenses 1.16-17).

Jesus estava com o Pai antes de ter nascido como homem (com a mesma glória) - João 17.24.).



Jesus é aquele que desceu do céu…

Compreender-Revista Cristã de reflexão


 
 Respond to this message   
AuthorReply


(Login tec.fiuza)
Membro VIP

Re: JESUS CRIADO OU GERADO?

September 1 2010, 9:39 AM 


A paz de Deus!

Um texto esclarecedor, sem dúvida.

"...Fala Senhor porque teu servo ouve..."

Um fraternal abraço, carlos.fiuza



 
 Respond to this message   
Current Topic - JESUS CRIADO OU GERADO?
  << Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>Voltar ao Índice  
Create your own forum at Network54
 Copyright © 1999-2014 Network54. All rights reserved.   Terms of Use   Privacy Statement