Cinestec

<< Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>  

será que é fácil? esteira ergométrica DREAM

February 8 2011 at 10:41 AM

(Login jomajero)
Colaborador

uma esteira ergométrica tem um sensor de corrente igual ao esquema abaixo.

O CI é SMD 8 pinos e está raspado, não se pode saber seu código,
sei que é um amplificador operacional que se usa nesta configuração, já tentei, LM4558, LM358, TL082 os que tinha á mão e não libera a proteção,

se desligar o pino 8 da alimentação a esteira parte e funciona mas depois de alguns segundos ela desliga (creio por falta da tensão de sensoreamento)

o circuito está montado como um amplificador não inversor e depois um seguidor de tensão.

o circuito é simples e pelo que penso praticamente qualquer operacional deveria funcionar aqui.

o que será que acontece?
[linked image]

eletronica2001 - 9 anos - 1 terabite - Marau - RS

This message has been edited by jomajero on Feb 8, 2011 5:17 PM

Respond to this message   
AuthorReply

ibrape1
(Login ibrape1)
Depto. Tecnico

Re: será que é fácil?

February 8 2011, 12:00 PM 

Dirson, qual é a marca e o modelo dela?

(Login jomajero)
Colaborador

February 8 2011, 12:07 PM 

olá parceiro

Dream.
modelo não consegui identificar

já tentei mudar o ganho na primeira etapa do amp op
se eu reduzo, ela até chega a iniciar mas quando coloca o pé nela ela desliga,

sem o amp ela funciona 30 segundos e desliga.

essa esteira usa tres CIs, um converdor CC/CC, um microcontrolador e esse amp-op
tudo raspado

pensei em trocar a placa toda, só que as que andei vendo, não tem esse circuito e só usam uma pic pra tudo
as conexões me parecem ser iguais, resta saber se os comandos eléticos se ajustam muma placa padrão

[linked image]
[linked image]

ibrape1
(Login ibrape1)
Depto. Tecnico

February 8 2011, 12:26 PM 

Será que eles não vendem peças,? Derrepente se consegue esse ci com eles, essa autorizada fica em Esteio RS, não sei se fica bem proxima de você.

http://eguias.net/empresas/RS/esteio/568985-dream-industria-e-comercio-ltda.html

(Login esquiloesperto)
Moderador

February 8 2011, 2:27 PM 

É bem provável que o sensor que recebe o sinal fornecido na saída (OUT) deste OPAMP seja um comparador de janelas. Assim, tanto o nível 0 quanto o nível 1 de pronto interromperiam o funcionamento, ao que parece o ciclo normal deve funcionar detectando o nível intermediário como comportamento esperado na saída (50% duty cicle ou 63/37% range cicle).
Por isto, olho vivo com os resistores envolvidos, e principalmente os capacitores.

Monitore a saída OUT com um scope e anote o comportamento dela usando a linha do tempo.
Sem o circuito na outra ponta complica um pouco avaliar melhor daqui, mas sei que você entende bem e terá sucesso.

[linked image]
happy.gif == Messias-BH. == wink.gif

(Login jomajero)
Colaborador

Re: será que é fácil? esteira ergométrica DREAM

February 9 2011, 1:46 PM 

resolvido,

o original era TLC272 mas usei o ci LM358 mesmo, o que tava errado era o riple da fonte, de novo o capacitor era culpado.

estranho que com multimetro media 12 volts mas no osciloscopio gerava picos de 18V e deixava o microcontrolador doidin.
obrigado aos colegas pela ajuda.

o ci conversor CC/CC é um LNK306 da Power Integrations, o microcontrolador não precisei saber.

troquei também um resistor de de polarização do CC/CC de 13k para 10k pois a fonte tava em 16V, (reduzi pra 12V e parece que tudo funcionou melhor - mudança minha de projeto)

[] Dirson

(Login esquiloesperto)
Moderador

Re: será que é fácil? esteira ergométrica DREAM

February 10 2011, 1:00 AM 

Como eu disse, um osciloscópio (scope) salva a área... e ainda tem quem não goste dele, fazer o que né.

[linked image]
happy.gif == Messias-BH. == wink.gif

Current Topic - será que é fácil? esteira ergométrica DREAM  Respond to this message   
  << Mensagem Anterior | Próxima Mensagem >>  
Create your own forum at Network54
 Copyright © 1999-2014 Network54. All rights reserved.   Terms of Use   Privacy Statement  
| Electrónica-PT | JR/Dirson | G1 Noticias Globo | Notícias Tecnologias | Cadastro Login |